Câmara comemora Dia Internacional das Mulheres na Engenharia
Além de Salazar e Pretas Juntas, compuseram a mesa de honra da solenidade o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA-PE), Adriano de Lucena, a secretária municipal de Infraestutura e diretora-presidente da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), Marília Dantas, e a coordenadora-adjunta do Programa Mulher do CREA-PE, Giani Valeriano.
Na tribuna do plenário da Câmara, Samuel Salazar saudou as mulheres que atuam na engenharia por superarem as barreiras do meio profissional. “Hoje, rendemos homenagem a todas as mulheres engenheiras que, com sua competência e determinação, estão moldando o futuro de nossa cidade e contribuindo para o progresso de nossa sociedade. Vocês são exemplos inspiradores de força, coragem e sucesso. Seus esforços têm um impacto profundo em nossa sociedade e servem como um farol para as gerações futuras”.
O parlamentar afirmou que, apesar dos avanços – hoje, segundo dados do CREA, são 174 mil mulheres engenheiras registradas no país – ainda há muito a superar. “A disparidade de gênero no campo da engenharia é uma realidade global. Estudos revelam que, em nível mundial, apenas 14% dos engenheiros são mulheres. Isso demonstra a importância de continuarmos lutando pela igualdade plena, não apenas em nosso país, mas em todo o mundo”.
Segundo Giani Valeriano, em 2015 o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) implementou o programa Mulher para fomentar a elaboração de políticas de valorização para mulheres engenheiras, agrônomas e da área das geociências. A iniciativa foi adotada pelo CREA-PE em 2021. “O nosso objetivo é a igualdade de gênero. Nós não queremos tomar o espaço de ninguém. Queremos ser respeitadas, ter igualdade, dignidade, respeito. Queremos ocupar o espaço da engenharia, das geociências, da medicina, da advocacia, de onde quer que seja. Queremos só o que é nosso”, disse a coordenadora-adjunta em seu discurso.
A secretária Marília Dantas, que também é engenheira e foi uma das homenageadas na reunião, teceu suas considerações na tribuna. “Nós somos protagonistas de ações importantes dentro da engenharia. E essas ações só podem acontecer quando as pessoas que estão na engenharia nos oportunam fazê-las”, refletiu. “Por muito tempo, a engenharia foi majoritariamente comandada por homens e hoje ainda é assim. Mas a gente vê que já existe um caminho de igualdade. Ainda está muito longe para dizermos que está tudo em perfeitas condições, mas a gente já consegue perceber que existe esse caminho”.
Homenageadas na reunião solene
Flaviana Gomes
Leticiana Lobo
Marília Dantas
Suellen Chagas
Cecília Lira Melo de Oliveira Santos
Lília Albuquerque da Silva
Lucila Ester Prado Borges
Rosália Costa Northfleet
Fátima Maria Miranda Brayner
Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.
Em 22.06.2023