Casa da Criança Marcelo Asfora é homenageada em reunião solene

A Casa da Criança Marcelo Asfora (CCMA), entidade filantrópica que oferece refeições e atividades esportivas, religiosas, culturais e oficinas para crianças em situação de vulnerabilidade, foi homenageada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta quarta-feira (21), através de reunião solene realizada por iniciativa do vereador Alcides Cardoso (PSDB). Sob a presidência da vereadora Ana Lúcia (Republicanos), a solenidade contou com a presença de representantes da entidade e de pessoas que contribuem pra manter o funcionamento dela. Cerca de 100 meninos e meninas com idade entre 7 e 14 anos de idade, todos residentes na Zona Norte, são atendidos pela instituição e o serviço fica a cargo de 13 funcionários e 15 voluntários.

A mesa solene foi composta, além do vereador proponente da homenagem, da presidente da Casa da Criança Marcelo Asfora, Flora Pessoa; o fundador e primeiro presidente da CCMA, Nivaldo Barros; o filho de Marcelo Asfora, que foi criador do projeto, Rodrigo Asfora; e o padre Fábio Paz, pároco da Igreja de Casa Forte. Após a execução do Hino Nacional, o vereador Alcides Cardoso ocupou a tribuna e fez o discurso de saudação. “Quero começar destacando que é uma honra ser o autor do requerimento para a realização desta homenagem a uma instituição que faz um importante trabalho social, oferecendo assistência a crianças e adolescentes de comunidades carentes do bairro de Casa Forte e dos seus arredores há mais de três décadas”.

Alcides Cardoso destacou que a Casa da Criança Marcelo Asfora, localizada na Praça de Casa Forte, 412, bairro de Casa Forte, “nasceu pequena no tamanho das suas instalações naquele mesmo bairro, mas enorme na dimensão da solidariedade dos seus fundadores”, que foram os casais paroquianos da Matriz do Sagrado Coração de Jesus e do então pároco, padre Edwaldo Gomes. “É gigante também no simbolismo na escolha do seu nome, homenageando Marcelo Asfora, voluntário e atuante na paróquia como um todo, que faleceu vítima de violência urbana”.

De acordo com o vereador, Marcelo Asfora vivia intensamente os movimentos de igreja, participando como dirigente de Encontro de Casais, Encontro de Jovens, além de Cursilhos. “Dedicou muito da sua vida à prática da caridade, a servir ao próximo e à solidariedade. Devido a tudo isso, teve seu nome lembrado para dar nome a essa casa que tanto nos orgulha. Em vida dizia sempre: ‘Quando eu morrer eu quero ver, de onde estiver, tudo aquilo que plantei na terra’. E deve estar vendo tudo, cheio de orgulho e gratidão”,

Alcides Cardoso reforçou que “o trabalho, a dedicação e o amor ao próximo”, por parte de Marcelo Asfora, não foram em vão. “Doutor Marcelo, fique tranquilo, seu legado está consolidado e será sempre lembrado, pois, a semente foi jogada ao solo e do solo brotou”.

A Casa da Criança, desde que foi criada há 32 anos, segundo o parlamentar, foi crescendo e ampliando a sua atuação, prezando pelo dom de servir. “Essa instituição de referência na sociedade recifense e pernambucana ajuda na formação de cidadãos, retirando das ruas, no horário em que não estão na escola, as mais de 100 crianças e adolescentes matriculados, com idades entre 7 e 14 anos. Lá, eles podem fazer três refeições, café da manhã, lanche e almoço, além de ter acesso a atendimento médico, odontológico, psicológico, apoio pedagógico, a aulas de reforço, atividades esportivas, noções de informática, além de oficinas de arte, matemática e cultura”.

Ainda segundo o vereador, a entidade desenvolve “um trabalho inspirador”, supervisionado hoje pelo padre Fábio Paz e pela presidente Flora Pessoa, seguindo e continuando o legado de Padre Edwaldo, “que nos deixou em 2017, com mais de 40 anos dedicados à Paróquia de Casa Forte, da qual tenho orgulho de fazer parte”.

A Casa da Criança Marcelo Asfora chegou aos 32 anos de fundação, disse Alcides Cardoso, “graças ao esforço e dedicação dos seus fundadores, de todas as pessoas ainda hoje envolvidas, além de contar com a solidariedade de voluntários e de doações recebidas, a fim de garantir um futuro melhor para as crianças e os adolescentes assistidos”. No final do discurso, ele pediu uma salva de palmas para a Casa da Criança Marcelo Asfora, para todos os que trabalham, para as crianças e adolescentes que são atendidas por CCMA.

Após o discurso, o vereador Alcides Cardoso fez a entrega de um certificado à instituição, pelos serviços prestados em favor da criança da Zona Norte. Foi feita, na sequência, uma apresentação de dança com crianças da Casa da Criança Marcelo Asfora. A representante da CCMA, Flora Pessoa, ocupou a tribuna e fez o discurso de agradecimento. “Neste momento, peço que me vejam aqui não como dirigente, mas como a própria casa que fala. Afinal, ela é a verdadeira homenageada, maior do que eu e do que todos nós”.

Flora Pessoa lembrou que a CCMA é uma entidade com 32 anos de existência, que prossegue “como teimosia, para melhorar a qualidade de vida de crianças da Zona Norte”. Ela acrescentou que, nas doações, recolhe tudo o que as pessoas podem dar “inclusive histórias, até mesmo dramáticas, de meninos e meninas que passam a manhã inteira no imóvel sem luxo, mas cheio de afeto para dar”.

Flora Pessoa ressaltou que todas as crianças acolhidas pela CCMA são matriculadas em escolas do governo e que ficam na escola no contraturno. “Ajudamos, assim, os pais a saírem de casa para o trabalho. É uma luta muito digna”. Ela disse que a Casa Marcelo Asfora “sonha com dias mais fáceis para meninos e meninas, alfabetizadas e aptos a disputar o mercado de trabalho no futuro”. Sublinhou que um passo decisivo para dar continuidade ao trabalho são as doações.

O padre Fábio Paz também discursou. Ele disse que “a minha palavra é de gratidão a Deus e às pessoas que começaram esse trabalho há 32 anos”. Ele fez um apelo para que as pessoas continuem ajudando o projeto e disse que “muita coisa bonita já foi feita, mas muitas outras ainda vão acontecer. A verdadeira alegria está em servir e realizar o bem ao próximo”. No final, a vereadora Ana Lucia fez suas colocações finais e convidou a todos os presentes para ouvir e acompanhar o Hino da Cidade do Recife.

Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.

Em 21.06.2023.