Cida Pedrosa destaca requerimentos ao governo estadual sobre falta de segurança e formação continuada na educação
O requerimento 6952/2023 dirige apelo à governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, para que sejam intensificadas rondas da Polícia Militar na avenida Santos Dumont. O de número 7002/2023 solicita que sejam intensificadas rondas da Polícia Militar na rua Fernando Lopes, no bairro das Graças. Cida Pedrosa explicou os problemas que cliclistas estão enfrentando nos dois endereços e pediu ação do governo estadual. “São violências que estão ocorrendo nas ruas Santos Dumont e Fernando Lopes, e os ciclistas, que estão sendo assaltados nessas duas localidades, fazem a queixa crime, buscam a Secretaria de Defesa Social (SDS) para conseguir as imagens de câmeras, na tentativa de conseguir identificar aqueles que estão fazendo a violência, e não têm acesso. São inúmeros os casos que têm sido relatados e é preciso que o governo do estado de Pernambuco tome providências”.
Já o requerimento 7071/2023 faz um apelo à governadora de Pernambuco para que seja observada a manutenção da Política de Formação Continuada de professores da rede estadual de ensino e permanência da equipe de professores formadores na Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação (SEDE), da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE-PE). “ Temos um grupo grande de professores que são capacitadores e formadores, todos concursados, que se especializaram e fizeram mestrado, doutorado, pós doc, e que se disponibilizam para a Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco para fazer a formação. E o que o governo do Estado quer fazer contratação terceirizada com dispensa de licitação para substituir estes professores formadores. Vale salientar que, nos últimos 10 anos, na nota do Ideb do ensino de Pernambuco vem melhorando do ponto de vista de qualidade. E se tem qualidade, é porque temos professoras e professores qualificados e que ajudam a qualificar”.
No aparte, a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) parabenizou as palavras de Cida Pedrosa e lamentou a condução da educação no governo estadual. “É um escândalo a política de desmantelamento com a educação do estado. Todo professor de carreira, no decorrer da sua jornada, adquire formações e se especializa. E para chegar no patamar de ser um formador, ele fez um investimento pessoal e a rede faz uma seleção interna. A gente reconhece a necessidade de contratação quando não tem um grupo de trabalho formado. E os professores que possuem formação adquirida na sua carreira, fazem parte de um quadro de formação continuada. Hoje, são quase 20 mil contratos temporários, então a gestão continua desvalorizando o servidor de carreira e fazendo contratações sem preocupação com a qualidade. Temos aqui escolas de referência do ensino médio, os nossos estudantes ganham o mundo e voltam para dar retorno daquilo que eles aprendem”.
Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.
Em 19.06.2023