Cida Pedrosa discute requerimentos na tribuna da Câmara
Todas as solicitações foram aprovadas pelo plenário. Na primeira delas, o requerimento nº 6697/2023, Cida Pedrosa pede um voto de aplausos e congratulações ao grupo O Poste Soluções Luminosas, pela sua nova sede e pela nova temporada do espetáculo “O Irôko, a Pedra e o Sol”, do encenador Samuel Santos. “Eles fazem a resistência do teatro negro na cidade do Recife hoje, de forma independente. Esse espetáculo, ‘O Irôko’, é mais um mergulho antropológico que o grupo faz nas raízes de matriz africana, inclusive fazendo com que a gente possa ter conhecimento das nossas identidades da formação cultural brasileira”.
Por meio do requerimento nº 6698/2023, a vereadora solicita voto de aplauso à quadrilha junina Raio de Sol por sua trajetória e pela realização do espetáculo Brincadeira de Terreiro, em 2023. “Quem não viu ainda a Raio de Sol se apresentar, não sabe a potência que tem essa quadrilha junina. O que eles fazem nas suas apresentações é tão rico e tão bonito quanto ver um espetáculo de uma escola de samba do Rio de Janeiro, que conta todo um enredo”.
Já o requerimento nº 6699/2023 requer voto de aplauso ao maestro Nenéu Liberalquino, por seus 21 anos como regente titular da Banda Sinfônica do Recife. “Ele não é só um grande músico, um grande instrumentista. Ele é um grande regente. As filas para você chegar e entrar são enormes. O público participa e interage com felicidade. Ele é extremamente didático e explica, antes de cada composição, o que vai ser apresentado. Ele dá uma aula de música”.
Subvenções, editais e homenagem a Cândido Pinto – Ainda na tribuna da Câmara, Pedrosa defendeu o requerimento nº 6543/2023, sobre a necessidade de equiparação das subvenções concedidas aos brincantes de grandes eventos do Recife. No documento ela, faz menção especial à disparidade nas subvenções concedidas aos grupos de bumba meu boi e outras manifestações artísticas. De acordo com ela, esses coletivos chegam a receber aproximadamente 60% a menos que escolas de frevo de mesmo tamanho, por exemplo.
“O bumba meu boi é uma manifestação cultural de extrema importância para a cidade do Recife. Suas origens estão profundamente enraizadas na identidade local, trazendo consigo um legado histórico e artístico que merece ser valorizado e preservado”, disse. “A gente pensa que, mesmo que seja paulatinamente, tem que haver uma mudança nessa forma de pagamento”.
A requisição de editais de ocupação para o jardim do Teatro do Parque foi feita por meio do requerimento nº 6545/2023. “A gente precisa, de verdade, resolver a questão das ocupações dos nossos teatros. O nosso Teatro do Parque, inaugurado de forma tão bonita, tem um jardim enorme. [A Prefeitura] pode abrir um edital para apresentações culturais. Ele está lá e não está se dando ao potencial que ele tem”, argumentou Pedrosa.
Quanto à reinstalação da placa em homenagem a Cândido Pinto, solicitada no requerimento nº 6638/2023, a parlamentar explicou que foi no local – hoje denominado Ponte da Torre Engenheiro Cândido Pinto Melo – que o engenheiro foi alvo de um ataque durante a Ditadura Militar. “Cândido Pinto, ainda muito jovem, levou um tiro pelo CCC, o Comando de Caça aos Comunistas, da Ditadura Militar, que o deixou paraplégico”, lembrou. “É absolutamente importante a gente preservar a memória da nossa cidade, sobretudo o que aconteceu na Ditadura Militar de 1964, para que não mais aconteça”.
Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife sobre os votos de aplausos.
Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife sobre as subvenções concedidas aos brincantes.
Em 12.06.2023