Cida Pedrosa pede caracterização de postos salva-vidas como Imóveis Especiais de Preservação

O futuro de seis postos salva-vidas da orla de Boa Viagem construídos no estilo art déco motivou a apresentação de um requerimento da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) por sua inclusão na lista de Imóveis Especiais de Preservação (IEP) do município. Na reunião plenária desta segunda-feira (5), em que o pedido foi lido e votado, a parlamentar subiu à tribuna para defender a matéria, que foi aprovada pelo conjunto de vereadores.

De acordo com Pedrosa, a preocupação com os postos surge em meio à intervenção que a Prefeitura do Recife deve fazer em toda a orla de Boa Viagem. “Nós sabemos que estamos fazendo agora um grande restauro na orla de Boa Viagem, que é muito bem-vindo, porque é esse é um dos nossos cartões-postais. De logo, queremos parabenizar o prefeito João Campos (PSB) por mais essa obra que, de verdade, inclui as pessoas e têm relação direta com o turismo, com a economia e com o embelezamento da nossa orla”, afirmou. “Mas estamos aqui para pedir que os seis últimos postos salva-vidas existentes naquele passeio público da praia de Boa Viagem, que são construídos ali no início do século XX e que têm toda uma expressão da art déco, sejam preservados”.

Em seu discurso, a vereadora defendeu que os postos são uma ligação entre a atualidade e um passado da cidade marcado pelo processo de modernização. “No Recife, parte-se da hipótese que as classes sociais adotaram o estilo como símbolo de modernidade e status, assim como em todo o Brasil. A gente tem, nesses postos salva-vidas, uma ligação direta com a relação do Recife com a modernidade, que é o que representa esse movimento e expressão cultural”.

Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.

Em 05.06.2023