Conde Só Brega recebe a Medalha de Mérito José Mariano

Um dos expoentes da música brega na atualidade, conhecido e amado por um grande público e que já inspirou um livro. Na manhã desta quinta-feira (1º), o cantor Ivanildo Marques da Silva, conhecido pelo nome artístico de Conde Só Brega, recebeu mais uma homenagem cercada pelo carinho de fãs e admiradores do seu trabalho: a Medalha de Mérito José Mariano. A maior comenda do Legislativo Municipal foi entregue pelo vereador Hélio Guabiraba (PSB), durante reunião solene conduzida pelo presidente da Casa, vereador Romerinho Jatobá (PSB).

Em seu pronunciamento, o vereador Hélio Guabiraba lembrou que o cantor iniciou a carreira ainda na infância. “São mais de 50 anos de história na música de Pernambuco e do Brasil”, afirmou. “Hoje, Conde é conhecido em todos os lugares, já fez shows em Manaus, vai para São Paulo e iniciará uma turnê em Portugal”, comemorou.

Conde Só Brega nasceu no bairro da Mustardinha, subúrbio da Zona Oeste do Recife. Recebeu o apelido de “Conde” por parte dos avós ainda na infância, por ter nascido com cabelos e olhos claros. Começou a tocar guitarra na adolescência na banda do seu pai e foi ouvindo a mãe cantar em casa, durante os trabalhos domésticos, que ele tomou gosto por ser cantor.

“Seus shows têm sempre ingressos esgotados. Aos 69 anos parece um menino no palco”, destacou Hélio Gurabiraba. “Então, hoje é uma honra ser o autor dessa iniciativa que concede a Medalha de Mérito José Mariano. Por tudo o que você fez, faz e fará pela cultura do Recife”. Em seguida, o vereador entregou a comenda e o respectivo diploma ao cantor.

Acostumado aos palcos, Conde Só Brega ocupou a tribuna do plenário da Câmara do Recife e teceu vários agradecimentos. “Eu quero agradecer a Deus primeiramente, aos amigos que vieram aqui nesta manhã”, disse. Ele lembrou dos músicos da Banda Rossi e chamou de irmãos os músicos da sua banda. “Meus irmãos, que sempre me acompanham”.

De uma forma simples e, ao mesmo tempo, profundamente carinhosa, ele encerrou o seu breve discurso cantando à capela um trecho da música “Espelho do Poder”: “Eu queria ter o dom de poder cantar igual aos pássaros que Deus fez pra viver. Livres pra voar”. E foi bastante aplaudido pelos presentes.

Conde Só Brega já integrou várias bandas ao longo da sua carreira. “Os Gigantes de Surubim”, “Farofa com Charque” e a “Banda Só Brega”, que depois passou a se chamar “O Conde e a Banda Só Brega”, em 1999. O grupo lançou nove discos, seis coletâneas e quatro DVDs. Dentre as canções mais conhecidas, “Não Devo Nada a Ninguém”, “A vida é Assim”, “Azáfama”, “Pensando em Você”.

No ano de 2017, a música “A Vida é Assim” inspirou o título do livro “Ninguém é Perfeito e a Vida é Assim: a Música Brega em Pernambuco” (Outros Críticos, 2017), de Thiago Soares, Professor e Pesquisador da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

A mesa de honra da reunião solene na Câmara Municipal do Recife contou com a presença do secretário de Governo da Prefeitura, Aldemar Santos e do advogado previdenciarista Ney Araújo. O presidente da Casa, vereador Romerinho Jatobá, ressaltou a homenagem ao Conde Só Brega e reafirmou tratar-se de um artista reconhecido na cidade e que leva o nome do Recife para todo o Estado de Pernambuco, para o Brasil e para o mundo.

Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.

Em 01.06.2023