Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em reunião solene

A Câmara Municipal do Recife antecipou-se à data oficial e comemorou o Dia Mundial do Meio Ambiente com uma reunião solene realizada na noite desta quinta-feira (1º), por iniciativa da vereadora Liana Cirne (PT). Criado em 1972 pela ONU, o dia é celebrado em 5 de junho, como oportunidade para se refletir sobre a importância da preservação ambiental e promover a conscientização sobre os desafios que as populações enfrentam no confronto entre o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental. Durante o evento, também foram homenageadas instituições e pessoas que desempenham papel importante no desenvolvimento sustentável do Recife.

A solenidade foi presidida pelo vereador Zé Neto (PROS). A mesa foi composta pela vereadora autora do requerimento; o reitor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Marcelo Carneiro Leão; o reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Alfredo Macedo Gomes; o secretário de Meio Ambiente do Recife, Oscar Paes Barreto; o vice-reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Moacyr Cunha de Araújo Filho; a promotora Belize Câmara Correia, do Ministério Público de Pernambuco; a presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco (Fetape), Cícera Nunes da Cruz. Após a execução do Hino Nacional, Liana Cirne ocupou a tribuna.

A vereadora, que também é presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara do Recife, disse que era com alegria que abria o mês do Meio Ambiente com a solenidade, “trazendo pessoas tão importantes” para homenagear. “Sei da enorme importância do trabalho que cada pessoa realiza para que a gente possa ter uma tentativa de preservação do nosso meio ambiente. É um trabalho pensando no futuro do nosso patrimônio ambiental, que a toda evidência está dilacerado”, disse. Ela lembrou que o direito ambiental inventou um conceito no qual o próprio direito era, anteriormente, incapaz de refletir. “Não é o conceito do nascituro, mas nascituriente. Que é aquele que ainda não está vivo ou concebido, mas que potencialmente pode existir daqui a 30, 50, 100 anos”. Ela observou que o direito ambiental é voltado para as gerações futuras e, portanto, ao direito à preservação do patrimônio ambiental.

Depois, ela falou da importância das entidades e pessoas que seriam homenageadas. Ressaltou o trabalho de professores que desenvolvem projetos de pesquisas e extensão em diversas áreas, dos militantes da causa da agricultura sustentável, da preservação dos rios, entre outros. “Para nós é uma grande honra fazer esse reconhecimento da Câmara Municipal do Recife a cada pessoa, a cada instituição. O Poder Público tem um débito com o meio ambiente, que é de visão ambiental”.  Ela lembrou que até recentemente quase nenhum gestor compreendia o que é a gestão ambiental e tratava a agenda ambiental como antidesenvolvimentista. A vereadora afirmou também que há muitos recortes do direito ambiental.

“O motivo pelo qual desejamos fazer essa solenidade é para relembrar, neste espaço institucional da Câmara Municipal do Recife, o trabalho que vocês vêm realizando há muito tempo. É um trabalho imprescindível”, disse. Para ela, a sociedade depende de trabalhos como o desenvolvido pelos homenageados “para inspirar e pressionar” o Poder Público. A vereadora completou: “Não existe direito ambiental sem participação popular. Tudo o que se fizer na área ambiental, sem participação popular, viola o direito ambiental. Portanto, este é um momento para agradecer e reconhecer e para pedir que o trabalho continue e cresça. Esta solenidade é para abraçar cada luta que a gente reconhece”. Depois do discurso, a vereadora pediu que a garota Monica Santos lesse um trecho do seu livro, lançado hoje, sobre a questão ambiental.

Liana Cirne fez a entrega de um certificado aos homenageados que se destacaram em suas áreas de atuação. O vice-reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Moacyr Cunha de Araújo Filho, foi o primeiro convidado a falar. Ele disse que “esta noite é festiva, de reconhecimento de um trabalho que vem sendo desenvolvido”. Ele sublinhou que o aparato das entidades não governamentais foi fundamental no trabalho ambiental dos últimos anos. O vice-reitor lembrou que o atual momento, em termos ambientais, é complicado. “Nós não temos mais retorno. Não existe mais nenhuma forma de desenvolvimento que não seja sustentável. Só podemos pensar na reconstrução do país com bases sustentáveis”.

A presidente da Fetape, Cícera Nunes da Cruz, falou em seguida. “A pauta de meio ambiente é de todos nós. Defender o meio ambiente é pensar no hoje e no futuro, pensar que temos crianças, terras, animais e plantas”, afirmou. Ela fez um discurso em defesa da agricultura familiar. O secretário de Meio Ambiente do Recife, Oscar Paes Barreto, também falou. “A Secretaria de Meio Ambiente montou uma agenda do mês e o tema central é a solução para a crise do plástico. Acho que poderemos falar várias coisas do meio ambiente. A ONU deu o mote e vamos fazer esse trabalho com a sociedade do Recife para identificar onde estamos junto. E é na natureza. Vamos cerrar fileira para debater o uso de plásticos. Temos uma agenda e hoje já começamos o debate com a Colônia de Pescadores Z1, em Brasília Teimosa, que é de muita resistência”.

Aso final, o vereador Zé Neto, que presidiu a solenidade, fez as considerações finais e convidou a todos os presentes para que, em posição de respeito, acompanhassem o Hino da Cidade do Recife.

 

Lista de homenageados:

Articulação Sertão Antinuclear (Representante: Vânia Rocha Fialho de Paiva e Souza)

Carla E. Suzart

Clarissa de Oliveira Gomes Marques da Cunha

Centro Sabiá : (Representante: Maria Cristina Aureliano de Melo)

Horasa Maria Lima da Silva Andrade

Edvânia Torres Aguiar Gomes

Ecoassociados (Representante: Elisabete Braga)

Everaldo Marques de Lima Neto

Gutemberg Figueiredo da Silva

Isabelle Maria Jacqueline Meunier

Jaime Joaquim da Silva Pereira Cabral

Jefferson Rodrigues Maciel

Josiclêda Domiciano Galvíncio

Klauber de Castro Teixeira

Lina Rosa Gomes Vieira da Silva

Maria do Carmo Martins Sobral

Maria Madalena Barbosa de Albuquerque

Monica Santos Correia

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST – (Representante: Sayonara Maria Paulino de Assis)

Solange Laurentino dos Santos

Sylvana Melo dos Santos

Serta - Serviço de Tecnologia Alternativa (Representante: Alexsandra Maria da Silva)

Vanice Santiago Fragoso Selva

ONG - Manifesto Ambiental  - Bruna Albuquerque

ONG - Amecliclo - Gustavo de Araújo Barros e Thuanne R. Fonsêca Teixeira

ONG - A Ver o rio Capibaribe - Anderson Pierre Costa de Santana e Maria Eduarda Ferreira da Silva Carvalho

COLETIVO - BERSO – UFPE: Elias Gabriel Magalhães Silva, Íthalo Barbosa Silva de Abreu, José Wanderley Amorim Netto, Manoel Heleno de Castro, Patrícia Barbosa dos Reis e Rômulo Simões Cezar Menezes

ONG - Coletivo Jovem - Meio Ambiente: Amanda Suarez, Athylas Nathanael Accioly Correia, Camila Silva dos Santos, Evellyn Suellen Araujo de Souza e Marcilio Bernardo da Silva

ONG – ECOMANGUE: Larissa Marques Costa, Luma Grasielle Ferreira Silva, Maria Eduarda Medeiros Leal e Tamires Rodrigues da Silva

Fórum Popular do Rio Tejipió: Géssica Dias Lins de Oliveira e Priscila Donina de França

ONG - GreenGirl (Garota Verde): Ana Paula Borges da Silva, Juh Rodrigues, Maria Janaina Silva de Luna, Marinilda Santana Gomes de Freitas, Nágila Amliz Gomes, e Nathália Bandeira Carvalho dos Santos

ONG - Meu Mundo Mais Verde Felipe Melo Meireles (Lipão)

COLETIVO - SAFE UFPE: Adelson José de Santana Filho, Johny Lopes Borba de Melo, Luís Romário da Silva Santos, Mirella Maria Ribeiro Pinto e Samarina Fernandes de Oliveira

ONG - Salve Beberibe Ture Arruda da Silva

ONG - Xô Plastico: Laísa Araújo da Silva e Laís Araújo da Silva

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.


Em 01.06.2023.