Elaine Pretas Juntas repercute Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa
“Nos primeiros cinco meses de 2023, o Disque 100, do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania recebeu mais de 47 mil denúncias de violência cometidas contra pessoas idosas no nosso país”, afirmou a parlamentar. De acordo o Ministério, essas denúncias apontam para a ocorrência de cerca de 282 mil violações de direitos. “O número de violência é 87% maior comparado ao ano de 2022. De janeiro a maio de 2022, mais de 150 mil violações foram anotadas”.
Para Elaine Pretas Juntas, a preocupação com a garantia de direitos e com problemas como a negligência e o abandono de pessoas idosas também deve prioridade para o governo local. “Esse quadro se reflete nosso Estado e, também, na cidade do Recife, uma cidade com mais de 170 mil pessoas acima de 60 anos”, afirmou. “A gente sabe que a população idosa vem crescendo e a gente não tem pensado em políticas públicas para elas. Se você chegar nos hospitais da cidade do Recife, o que a gente vai ver é as pessoas idosas abandonadas, esquecidas”.
No discurso, a vereadora não deixou de fazer um apelo para que casos de violações de direitos de pessoas idosas sejam denunciados pela população. “A denúncia é o instrumento mais eficaz no combate à violência contra a pessoa idosa. Que possamos, juntas e juntos, lutar contra esse problema que aflige a nossa sociedade para, assim, conseguirmos um espaço de acolhimento, respeito e cuidado com as pessoas idosas na nossa cidade”.
Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.
Em 13.06.2023