Luiz Eustáquio lamenta caso de racismo contra secretário municipal

“Precisa estar na nossa pele para poder sentir o que a gente passa e o que a gente vive.” As palavras do vereador Luiz Eustáquio (PSB) foram em solidariedade ao secretário municipal de Governo e Participação Social do Recife, Aldemar Santos, conhecido como Dema, que foi vítima de racismo durante em evento da Frente Nacional dos Prefeitos, na cidade de João Pessoa (PB). Na tribuna do plenário da Câmara do Recife, durante a reunião Ordinária desta segunda-feira (5), o vereador lamentou o episódio e reforçou a necessidade de combater o racismo estrutural.

Em uma rede social, o secretário relatou as dificuldades que teve para conseguir o crachá com a identificação correta do cargo que ocupa e destacou que ele foi questionado, inclusive, se seria segurança do evento. Luiz Eustáquio lembrou da representatividade da posse do secretário. “Fiquei muito feliz quando Dema assumiu a secretaria. Cheguei pra ele e disse que queria tirar uma foto porque sei o papel que ele estava fazendo e que estava representando um povo que vive sendo discriminado. É muita dureza, não é fácil e é preciso reagir em situações como essa”.

Luiz Eustáquio frisou que o racismo está na estrutura do Estado, mas que é preciso reagir, falar e dizer que não se aceita mais esse tipo de tratamento e de desrespeito. “É chato você estar toda vez aqui, na tribuna, para estar se defendendo ou defendendo alguém da sua cor, que é maltratado e desrespeitado por conta da sua pele. O racismo acontece todo dia, em todo lugar e, de vez em quando, acontece de forma mais grave e mais pesada. A gente tem que falar e ser aqui uma voz para combater isso”.

Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.

Em 05.06.2023