Marco Aurélio Filho parabeniza o São João do Recife
O parlamentar disse que os festejos juninos se configuram em sucesso de público, organização e apresentações nos dois polos: Sítio Trindade e Recife Antigo. “Não podia ser diferente tendo em vista que esta Casa vem sempre discutindo esse tema, principalmente, naquela ocasião quando criamos a Comissão Especial sobre a Retomada do Carnaval, São João e demais Grandes Eventos do Recife”, falou.
Marco Aurélio Filho é o presidente da Comissão e refere-se ao período mais difícil da pandemia em que foi criado o colegiado na Câmara com a finalidade de fazer a escuta dos fazedores de cultura e sugerir medidas à gestão municipal para contribuir com a cadeia produtiva que foi atingida profundamente com a suspensão dos eventos.
Passado tal período, ele celebra o sucesso do São João e sugere “polos juninos cada vez mais descentralizados”. Segundo o vereador, “no ano passado sugerimos [ao prefeito João Campos] o festejo na avenida Rio Branco e, no ano que vem, quem sabe ainda não teremos no Marco Zero?”, projetou.
Finalistas do Concurso de Quadrilhas Juninas - Outro ponto destacado sobre os festejos juninos, foi o anúncio das 12 finalistas do 37º Concurso de Quadrilhas Juninas Adultas, promovido pela Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife. “Após cinco dias de grandes espetáculos e fortes emoções, foram anunciadas, no início da madrugada de hoje (17) as finalistas”, comemorou.
“Em ordem alfabética, classificaram-se as quadrilhas: Bacamarte, Dona Matuta, Evolução, Lumiar, Origem Nordestina, Portal do Sertão, Raio de Sol, Tradição, Traque, Traquejo, União Junina e Zé Matuto”. Ele destacou que as finalistas vão se apresentar nos próximos dias 21 e 22, no Sítio Trindade, a partir das 20h. Ele parabenizou a todos os integrantes dos grupos.
“As quadrilhas juninas representam as raízes culturais do Nordeste. Elas resgatam costumes, danças, músicas e vestimentas típicas, transmitindo conhecimentos ancestrais de geração em geração”, afirmou. Em seguida, lembrou a necessidade da valorização da cadeia produtiva da cultura: desde os dançarinos e músicos até os figurinistas e cenógrafos.
Ao encerrar o seu pronunciamento, o parlamentar disse que tramitam na Casa de José Mariano requerimentos de sua autoria que buscam valorizar o movimento quadrilheiro, com sugestões como: a transmissão do concurso pela TV Conecta Recife; a colocação de área reservada ou camarim para que os quadrilheiros possam trocar de roupa e se organizarem; a garantia de que os valores da subvenção sejam assegurados por lei.
Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.
Em 19.06.2023