Músicos que atuam no Recife recebem homenagem na Câmara Municipal
Além de Florêncio e Guabiraba, compuseram a mesa de honra do evento o secretário-executivo de Cultura de Pernambuco, Leonardo Salazar, a cantora e compositora Cristina Amaral, o representante da Base Aérea do Recife, major Emanuel Verderosa, o regente titular e diretor artístico da Banda Sinfônica do Recife, Nenéu Liberalquino, e o vice-presidente do Sindicato dos Músicos Profissionais de Pernambuco, Ernesto Praça.
Em seu discurso na tribuna, Ebinho Florêncio afirmou que a solenidade tem como objetivo prestar reconhecimento às pessoas que se dedicam à forma de expressão musical. “Tenho pelo música um sentimento de profunda admiração e acredito que não há um único ser humano que não se torne melhor, mais completo e mais feliz diante de uma boa música. Assim, tenho um imenso orgulho em poder reconhecer os responsáveis pelos melhores momentos da vida de qualquer pessoa, que são os executores, os que comandam e fazem da música a sua motivação de vida, os nossos queridos músicos”.
Homenagens - A cantora Cristina Amaral fez uma apresentação musical após o discurso do vereador. “É com muito orgulho que estou aqui representando todos os homenageados desta noite”, disse, antes de cantar. Na sequência, Ebinho Florêncio entregou os certificados. O poeta e repentista Toinho Mendes fez a chamada dos 55 músicos e produtores que receberam a comenda. A lista completa está no final deste texto.
Os tenores Marcelo Oliveira e Igor Alves, que receberam certificados e fizeram apresentações musicais. O vice-presidente do Sindicado dos Músicos Profissionais de Pernambuco e Músico, trompetista Ernesto Praça, foi convidado a ocupar a tribuna. Ele disse que “hoje os músicos pernambucanos têm uma voz aqui dentro desta Casa, que é o vereador Ebinho Florêncio”. Ele acrescentou que “o vereador Hélio Guabiraba também faz parte da música recifense”.
Logo em seguida, a cantora Mônica Muniz e o maestro Jetro Rodrigues, também homenageados, fizeram uma apresentação musical. O mesmo ocorreu com o cantor Rudy Barros e com o maestro Josias Gouveia. Rudy Barros tocou violão e cantou a música "Chão de giz", de Zé Ramalho. O maestro Josias fez apresentações acompanhado pelo Grupo de Salto no Frevo e pelo Coral Vozes do Recife.
Ao final, o vereador Hélio Guabiraba, que presidiu a solenidade, fez suas explanações finais e parabenizou o vereador Ebinho Florêncio pela iniciativa da solenidade. Disse que ficou feliz em ter presidido a solenidade. Hélio Guabiraba convidou a todos os presentes para ouvir e acompanhar o Hino da Cidade do Recife executado pelo Grupo de Salto no Frevo e pelo Coral Vozes do Recife sob a regência do maestro Josias Gouveia.
Homenageados na reunião solene
Allan Celso Ribeiro Rodrigues (Chuchusax)
Amaro Freitas
Mozaniel Luiz da Silva
Jardelei Soares da Silva Santos
Cristina Amaral
Davi Firma
Ed Carlos
Eduardo Pereira Praça
Eliuza Vieira de Lima
Ernesto Praça
Estevam Vieira de Santana Junior
Francisco de Assis de Souza (Magal Rossi)
Gizelle Dias
Gracinha do Samba
Grupo Long Neck (Wilton Viana e Lúcio Flávio)
Grupo SaGrama
Igor Alves
Jetro Rodrigues
João Diniz
José Antônio Leonardo Gama de Barros
José Arimatea da Silva
José Carlos Rodrigues
José Honorio Filho
Josias Adolfo da Silva
Juan Guiã
Juba Produções
Júnior Faiska
Leo Abreu
Leonardo Salazar
Lourdinha Oliveira
Lucas Pilar Cavalcanti Borba
Lucinha Guerra
Luizinho de Serra
Maestro Josias Gouveia
Maestro Moises da Paixão
Maestro Nenéu Liberalquino
Maestro Rubem França
Magno Baiano
Marcelo Oliveira
Milca Maria Cavalcanti de Paula
Moisés Fidelis
Mônica Muniz
Nino Santos
Pandora Calheiros
Projeto Batuque Arretado
Roberta Barros
Rudy Barros
Sérgio Henrique Moreira dos Santos (Serginho)
Humberto Apolinário da Silva
José Adilson Bandeira
Genilson Luiz da Costa
Josué Francisco das Neves
Telma Andrade
Tony Oliveira
Zé Mario Drums
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 06.06.2023