Osmar Ricardo repercute audiência pública que debateu a situação dos AADEEs

O vereador Osmar Ricardo (PT) repercutiu a realização da audiência pública realizada na semana passada, pela Câmara Municipal do Recife, numa iniciativa do seu mandato, em conjunto com o da vereadora Lina Cirne (PT), quando se discutiu a situação dos Agentes de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial do Recife (AADEEs). “O Decreto municipal de número 36.309/2023, que institui a Política Pública de Educação Especial Inclusiva para os estudantes da Rede Municipal de Ensino do Recife, impacta negativamente no desenvolvimento da criança”, disse, na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, realizada na manhã desta segunda-feira (19).

O Decreto dispõe sobre a educação inclusiva na rede pública do Recife. De acordo com o vereador, a audiência pública foi muito importante porque mostrou, entre outras coisas, que há um quadro muito reduzido de profissionais para dar conta de todas as creches e escolas municipais. “Há uma demanda de 5.700 crianças que estudam nos estabelecimentos de educação do município para apenas 850 trabalhadores. Cerca de 300 desses profissionais são efetivos e os outros 550 são contratados pelo decreto. Isso mostra que o número é inviável”, acrescentou.

Segundo ele, entre os encaminhamentos da audiência pública, ficou determinado que uma comissão de trabalho vai acompanhar daqui para frente o trabalho dos AADEEs, sobretudo agora que o prefeito João Campos anunciou que pretende construir 40 novas creches, o que aumentará também a demanda pela contratação de profissionais.

Osmar Ricardo aproveitou para dizer que, ao longo dos seus mandatos na Câmara Municipal do Recife, sempre colocou a questão da educação como prioritária. “Já apresentamos muitos projetos de lei para o setor, não só para a melhoria dos estabelecimentos como também buscando novas conquistas para os servidores na educação. Também temos uma atuação de muita importância junto ao Conselho Tutelar, que trabalha por políticas públicas para beneficiar as crianças”.

Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.

Em 19.06.2023.