Primeira Igreja Batista em Água Fria comemora 100 anos de fundação em reunião solene

A Primeira Igreja Batista em Água Fria foi constituída em 29 de junho de 1923. O núcleo era composto por um grupo de membros da Primeira Igreja Batista do Recife e que, pouco tempo depois, mudou a sede para a Avenida Beberibe, nº 1.845, bairro de Água Fria, onde permanece até hoje. Na noite desta quinta-feira (22), a instituição religiosa comemorou seus 100 anos de fundação, por meio de uma reunião solene, na Câmara Municipal, numa iniciativa do vereador Eduardo Marques (PSB). O vereador Hélio Guabiraba (PSB) presidiu o evento prestigiado por líderes religiosos e fiéis.

O vereador Eduardo Marques detalhou a história da Igreja Batista em Água Fria e enalteceu a importância do pastor Ernani Jorge de Araújo para a instituição religiosa. Segundo o parlamentar, o líder religioso merece um destaque todo especial. “Historicamente, a Primeira Igreja Batista em Água Fria surgiu há 100 atrás com a missão de louvar a Deus e anunciar o Evangelho de Cristo. E o pastor Ernani pastoreou por mais de 40 anos ininterruptos quando foi jubilado com seus 94 anos de idade, sendo abençoado e abençoando a igreja por meio do nosso Deus. O pastor Ernani, que também é o nosso pastor emérito, foi convocado por Deus para as mansões celestiais. Meu pai era muito amigo dele e eu tinha um grande carinho pelo pastor Ernani”.

Ele também fez questão de ressaltar a importância da Igreja para os recifenses. “Ela tem um grande trabalho social de ajudar às pessoas mais humildes e mais carentes da nossa cidade. Essa homenagem que a Câmara Municipal do Recife presta à Primeira Igreja Batista em Água Fria é mais do que justa e fico muito emocionado. Meus agradecimentos a todos os vereadores e vereadoras que votaram por unanimidade para essa solenidade acontecer. Viva a Igreja Batista em Água Fria!”.

Após o discurso de Eduardo Marques, o pastor Gilvan Pereira de Lima, representando a Igreja, recebeu uma placa do parlamentar em homenagem aos 100 anos da instituição religiosa. Logo depois, o Coral da igreja fez apresentações de louvores.  

O pastor Gilvan Pereira de Lima disse, na tribuna da Casa de José Mariano, que não tinha palavras para agradecer o momento na Câmara. “Um momento honroso. A Igreja Batista em Água Fria é um veículo sem retrovisor. Não podemos olhar para trás, mas sempre olhar para frente. Pedindo ao Senhor que nos ajude nesta caminhada. Uma caminhada árdua, mas gloriosa. Uma caminhada espinhosa, mas que, por meio da graça salvadora de Jesus, nós alcançamos isso. E, nessa noite, o nosso sincero agradecimento a Hélio Guabiraba e Eduardo Marques que relatou, falou e se emocionou com a história da Igreja Batista. Essa é uma grande responsabilidade, de cada um de nós, representar Cristo nesta sociedade e fazer aquilo que Ele nos ordenou que é pregar o Evangelho para toda criatura”.

O líder religioso direcionou orações para os que compõem a Câmara Municipal do Recife e agradeceu aos fiéis que estavam presentes no plenário. “Agradeço a Deus pela vida de cada um dessa Casa e eu tenho certeza de que cada um que aqui está tem um propósito. Se não fosse Deus, nós não estaríamos aqui. Ele nos permitiu esta noite gloriosa de agradecimento pelo centenário e pela homenagem com uma placa belíssima. Isso vai ficar na história da igreja eu tenho certeza de que alguns aqui não vão alcançar os 200 anos, mas os 100 anos já tem história e essa história iniciou com alguns homens de Deus. E hoje nós estamos, aqui, gratos a Deus. Eu gostaria de agradecer a todos que participam dessa solene para celebrar a Igreja Batista em Água Fria. Que o Senhor tenha misericórdia de nós e que nos abençoe”.

Mesa- A mesa da solenidade foi composta pelo diácono João Batista de Oliveira Jardim, vice-presidente da Primeira Igreja Batista em Água Fria; José Alves Feitosa Neto, filho do pastor emérito Ernani Jorge de Araújo, e o pastor Jeferson Menezes, da Ordem dos Pastores do Brasil.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 22.06.2023