Reunião solene celebra educação e esporte como ferramentas para a inclusão social
Além de Marco Aurélio Filho e Mirinho, compuseram a mesa de honra da cerimônia o professor Paulo Sales e o advogado e escritor Antônio Campos.
Em seu discurso de homenagem, Marco Aurélio Filho ressaltou o trabalho desempenhado por Sales, especialmente por meio do taekwondo. “O motivo de a gente estar reunido aqui hoje, o que nos une, é justamente compreender que o esporte salva vidas”, disse. “O pessoal conhece o professor Paulo como ativista político, como um bom professor, como um excelente advogado. Mas, talvez, algumas pessoas não conheçam um lado ainda mais humano do professor Paulo. O lado de uma pessoa que está preocupada em despertar cidadania”.
Segundo o parlamentar, é preciso frisar o papel social de inciativas como a do projeto Inclusão Social. “Muitas vezes, são essas associações e projetos que fazem o papel do que o poder público não consegue fazer”.
Durante a reunião, Antônio Campos também ocupou a tribuna para fazer suas colocações. Ele destacou os benefícios das artes marciais para uma das grandes questões da atualidade: a saúde mental. “É importante a gente batalhar por um projeto de lei para tornar a arte marcial uma disciplina opcional nas escolas municipais e estaduais, e lançar isso também nacionalmente. Isso é saúde”.
Após uma apresentação do músico Drika Moreno, Paulo Sales se dirigiu ao plenário para tecer agradecimentos e discorrer sobre o impacto das artes marciais na vida de crianças e jovens. De acordo com ele, esse tipo de atividade trabalha fatores como concentração, disposição, respeito, hierarquia e disciplina. “Não é só a arte marcial, de um modo ou de outro, que vai ajudar o desenvolvimento dos jovens. Nós precisamos desenvolver uma política pública junto com o esporte. A arte marcial ensina o respeito e a hierarquia. Imaginem isso nas escolas públicas municipais ou estaduais em que, quando ligamos a televisão, nos deparamos com alunos agredindo professores”, disse. “A disciplina faz com que você tenha foco no que você quer, e aí você desenvolve uma atividade com mais sucesso”.
Ao encerrar o evento, Professor Mirinho também defendeu o uso do esporte e da educação como instrumentos de transformação social. “A longo prazo, o esporte e a educação podem mudar o mundo”.
Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.
Em 07.06.2023