Rinaldo Junior contesta acusações à antiga gestão Municipal

O líder da bancada do PSB na Câmara Municipal, vereador Rinaldo Junior, disse que a oposição na Casa está aproveitando a recente polêmica, entre Governo do Estado e Prefeitura do Recife, pelo Centro de Referência do Idoso, para fazer as acusações à antiga gestão municipal. Ele lamentou posts em redes sociais que remontam à fase mais difícil da pandemia de covid-19. "Sabemos que acusações sem provas já causaram muito prejuízo nesse país”, afirmou Rinaldo Junior, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (5).

O ex-prefeito Geraldo Julio, de acordo com Rinaldo Junior, também vai recorrer à justiça e buscar a responsabilização cível e criminalmente dos comentários postados nas redes sociais. Pelas acusações, a Prefeitura do Recife estaria fazendo lavagem de dinheiro para justificar o repasse de cerca de R$ 20 milhões que foi usado em material hospitalar e medicamentos, em 2021 e 2022. A criação do Centro do Idoso também seria usada para justificar esse dinheiro.

“O vereador Alcides Cardoso [líder da bancada de oposição na Câmara] fez as declarações depois que o juiz federal Cesar Artur, da 13ª Vara Federal, mandou arquivar o processo contra Geraldo Julio, por falta de provas. A denúncia na justiça foi feita pelo Ministério Público Federal e o juiz, antes de mandar arquivar, pediu provas consistentes. O Ministério Público não apresentou e o juiz achou os argumentos frágeis," disse Rinaldo Junior.

Rinaldo Junior entende que a oposição está aproveitando a briga que está sendo travada pelo Centro do Idoso, localizado no bairro de Areias, Zona Sul, para fazer as acusações. Governo do Estado e Prefeitura do Recife requerem a inauguração do centro, alegando a autoria da obra. “Já marcamos uma reunião para amanhã, às 15h, entre as partes, para conversar sobre a inauguração do centro. Se ele está fechado, quem sai perdendo é o idoso", disse Rinaldo Junior. 

O líder do governo na Câmara do Recife, vereador Samuel Salazar (MDB), pediu aparte. “As acusações que são feitas contra Geraldo Julio são injustas, pois ele teve a coragem de propor a criação de sete hospitais em 40 dias, durante a covid-19”. A vereadora Aline Mariano (PP) também falou. Ela disse que “essa é uma discussão séria e imprescindível. Quem paga a conta dessa briga são os idosos. Eles são vítimas de picuinhas e causa celeuma”.

A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) afirmou que defende a gestão de Geraldo Julio, uma vez que foi sua secretaria. “Sempre disse que o enfrentamento à covid-19 foi um ato de coragem, pois fui gestora e sei o que é decidir em cima de pressão e angústia”. O vereador Tadeu Calheiros (Podemos), que é de oposição à atual gestão, disse que comparecerá à reunião na Secretaria de Saúde do Estado na tentativa de reabrir o Centro do Idoso. “O que a gente precisa é fazer o serviço funcionar”.

O vereador Hélio Guabiraba (PSB) também pediu aparte. Ele lembrou que em 2019 contraiu o vírus da covid-19, juntamente com toda a sua família, numa época em que o número de mortes causadas pela doença atingia o número máximo. “Eu lembro que naquela hora, eu queria me salvar, com minha família. Mas queria que todas as pessoas também se salvassem. E nós tínhamos um Governo Federal que nada fazia para combater a covid-19. Aqui no Recife, era o contrário. A grande preocupação do prefeito Geraldo Julio era salvar vidas. Foi graças a essa preocupação e às suas decisões que muita gente se salvou. Sou muito grato a ele”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 05.06.2023.