Rinaldo Junior lamenta cancelamento de reunião com secretária Estadual de Saúde

O cancelamento de uma reunião de um grupo de vereadores com a secretária de Saúde de Pernambuco, Zilda do Rêgo Cavalcanti, foi alvo de críticas na Câmara do Recife nesta terça-feira (6), durante a reunião plenária. O encontro, que aconteceria nesta tarde, trataria do funcionamento do Centro do Idoso, no bairro de Areias, cujo imóvel é alvo de uma disputa judicial entre o Estado e o município.

A reunião – que havia sido solicitada por ele, pela vereadora Aline Mariano (PP) e pelo vereador Gilberto Alves (Republicanos) – teria sido cancelada na segunda-feira (5), às 17h. De acordo com Rinaldo Junior, 24 vereadores da Câmara do Recife haviam confirmado presença.

O parlamentar afirmou, em seu discurso, que não vai “desistir de pedir o debate”. “O povo lá fora espera respostas. Essa briga que acontece sobre esse Centro do Idoso, eu esperava hoje virar a página. Dar a minha contribuição, dar a contribuição da Câmara Municipal. Que o povo do Recife enxergue que essa briga judicial está existindo, mas que nós, Câmara Municipal do Recife, queremos o Centro do Idoso funcionando”.

Líder do governo municipal na Câmara, o vereador Samuel Salazar (MDB) chamou a atenção para o fato de que a reunião foi cancelada, e não remarcada. De acordo com ele, a falta de tratativas para alcançar uma solução para o caso penaliza a população idosa do Recife. “Independentemente de ser uma determinação da Justiça que se buscasse conciliar, infelizmente, atualmente essa do Governo do Estado não quer conciliar. A gente vê se arrastar essa discussão e não se chega a um denominador comum. E só quem perde com isso são os idosos da cidade do Recife. A gente fica muito triste com isso”.

Para a vereadora Aline Mariano, a situação indica haver um desprestígio da Câmara do Recife em relação ao Governo de Pernambuco. “Eu tenho sido procurada permanentemente acerca dessa pauta tão importante, que é o idoso. Externei desde o primeiro momento a nossa preocupação, formando essa comissão com a qual eu tenho certeza de que todos se sentiriam representados no momento em que sentássemos com a secretária para pensarmos em estratégias, pensarmos em contribuir. E aí nós temos um cancelamento”.

Gilberto Alves também demonstrou insatisfação com o cancelamento do encontro. “O tema envolve a instituição, a Câmara. Envolve os mandatos, todos e indistintos, não importando se seja alguém vinculado a uma bandeira política ou a outra”, disse. “A gente tem um problema sério, de um equipamento que está em condições de ser colocado à disposição de toda a comunidade, e a gente precisa ter maturidade suficiente para entender que os Poderes estadual e municipal precisam, neste momento, se unir e encontrar uma alternativa”.

Já o vereador Felipe Alecrim (PSC) relatou que também há dificuldades de diálogo entre a Prefeitura e os vereadores do Recife. “É muito importante que esse diálogo que Vossa Excelência traz para essa tribuna neste momento seja bem abrangente. E que todos nós, vereadores, possamos ser ouvidos pelo Poder que exercemos. Essa unidade, infelizmente, não consigo enxergar quando o assunto é a Prefeitura do Recife e a ausência do atendimento da Prefeitura a estes vereadores”.

Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.

Em 06.06.2023