Ronaldo Lopes lamenta redução de horário de atendimento em Upinhas 24h
As Upinhas 24h foram criadas como equipamentos de Atenção Básica à Saúde com atendimento para as consultas, das 7h às 19h, e de 24 horas para as pequenas urgências. “É um serviço que foi modelo não só na nossa cidade, mas para todo o Brasil. A narrativa da Prefeitura é que não está encerrando a urgência. Mas o fato é que ela está encerrando o atendimento noturno. Disseram que iam fechar às 20h, mas em algumas Upinhas 24h os atendimentos estão encerrando às 17h. E o funcionamento que era de domingo a domingo agora é só de segunda a sexta-feira.”, afirmou o vereador.
Ele avalia que a decisão vai prejudicar o atendimento em outras unidades de saúde. “A pessoa que tem uma asma ou uma dor à noite, vai ter que ir até uma policlínica ou uma UPA. O que vemos na prática é a Prefeitura encerrando um serviço que deveria ser ampliado. Vai superlotar as UPAs do Estado”.
Ronaldo Lopes contou que passou em frente à Upinha Doutor Hélio Mendonça, no Córrego do Jenipapo, e a unidade estava com grade e cadeado fechados. O vereador afirmou que procurou ajuda da Prefeitura, foi à Secretaria de Saúde, e que os moradores da comunidade realizaram conversa, abaixo-assinados e protestos pacíficos contra a decisão, mas não foram ouvidos.
Debate reforçado - Em outro momento da reunião plenária desta segunda-feira, durante o chamado grande expediente, o vereador Ronaldo Lopes reforçou e debateu sobre a decisão da gestão municipal em encerrar os atendimentos noturnos nas Upinhas 24 horas do Recife. O parlamentar ressaltou que a população fica prejudicada com a redução no horário das atividade das unidades de saúde.
“Estamos acostumados a ver filas e filas em unidades de saúde. Pessoas há meses esperando a marcação de um exame, ou de uma consulta, numa unidade de Saúde da Família, e não conseguem. Então, vem a Prefeitura e encerra o atendimento noturno dizendo que vai ampliar o serviço de dia e que vai relocar os profissionais do plantão à noite para outras unidades. Não concordo com a decisão que foi tomada pela gestão municipal. Falei sobre a questão em um grupo de WhatsApp e, infelizmente, a Prefeitura não ouviu os profissionais das unidades de saúde”.
Ronaldo Lopes detalhou que fez tentativas para se comunicar com a Secretaria de Saúde e que não teve êxito. "Busquei vários momentos em dialogar com a Secretaria de Saúde, por meio de Ofício e requerimentos, e não fui atendido. Fui pessoalmente protocolar um ofício e fui atendido o por um assessor. Não estou menosprezando a posição do profissional. E até hoje eu espero resolver a questão das Upinhas 24 horas”.
No aparte, o vereador Rinaldo Junior (PSB) chamou a atenção de Ronaldo Lopes sobre encaminhar marcação de reuniões em canais oficiais e ofereceu uma sugestão. “Sei que Ronaldo Lopes defende o povo que mora em comunidades, mas acho que não tem mais condições de vereadores não serem recebidos. Seja oposição ou base. Eu tenho uma sugestão de que a gente faça as demandas pelos canais oficiais da Câmara Municipal do Recife. Todos nós temos nossos e-mails institucionais e sugiro também ao presidente da Câmara, vereador Romerinho Jatobá (PSB), que faça uma reunião com os vereadores, vereadoras e os secretários para que a gente possa resolver a situação. Reunião pelo WhatsApp não é eficaz”.
Felipe Alecrim (PSC) destacou que fazia uso dos canais oficiais para se comunicar com a Prefeitura e que cobrava melhorias à gestão municipal. "Faço o registro, aqui, de agradecer o vereador Samuel Salazar (MDB) que tem espírito republicano e que muitas das demandas que partem desse vereador que vos fala, são atendidas por meio dele que faz a interlocução. Nós estamos aqui para ouvir a população e cobrar da Prefeitura a solução dessas demandas”.
Samuel Salazar ressaltou que a Prefeitura tem se esforçado, realizado obras e que atendia as reivindicações da base e da oposição. “Temos visto um verdadeiro canteiro de obras pela cidade inteira, com serviços de escadarias, corrimãos e obras que foram contempladas até por requerimentos do próprio Felipe Alecrim. O governo tem atenção a todos os vereadores e vereadoras. Agora, recentemente, com o contrato realizado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o programa Pro Morar, verão mais obras que trarão mais qualidade de vida para a população recifense”.
Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.
Em 06.06.2023