Tadeu Calheiros sugere à Prefeitura carteiras para pessoas com fibromialgia

O vereador Tadeu Calheiros (Podemos) fez questão de dirigir-se à tribuna na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (12), para debater o requerimento nº 6578/2023, de sua autoria, dirigindo indicação à Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas para que haja a emissão das carteiras de identificação de pessoas diagnosticadas com fibromialgia. O objetivo é promover a atenção integral, o pronto atendimento e a prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados. A proposição foi aprovada.

“Vale destacar que a gente fez um projeto de lei nesse sentido e já trouxemos aqui, para a plenária, a importância da identificação dessas pessoas que já têm algum direito constituído em leis, mas não tem ainda no Recife a emissão das carteirinhas. A lei estadual prevê que elas andem com o laudo e a gente sabe o quanto é mais difícil andar com um laudo. Geralmente é em papel, tende a rasgar, ficar velho e as pessoas reclamam da data”.

O parlamentar ressaltou que recebe muitos pedidos dos portadores de fibromialgia para a confecção das carteirinhas e pediu a sensibilidade da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas. “Eu recebo uma demanda muito grande de portadores de fibromialgia perguntando como faz para ter a sua carteirinha. E a gente pode até regulamentar por decreto. Então, eu faço esse apelo à Secretaria e à Prefeitura. Vale destacar que Caruaru, Petrolina, Olinda e Paulista já emitem. Então, por que não o Recife, a capital pernambucana? Esse é o meu pedido e espero que os vereadores da base possam levar esse pleito à Prefeitura”.

Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.

Em 12.06.2023