Victor André Gomes cobra investimento em educação para o trânsito

O vereador Victor André Gomes (União Brasil) subiu à tribuna da Câmara do Recife durante a reunião plenária desta segunda-feira (5) para repercutir uma audiência pública realizada pelo seu mandato na Casa na última quarta-feira (31) sobre os problemas do trânsito do Recife. O evento foi promovido em alusão ao Maio Amarelo, campanha que busca chamar a atenção para o alto índice de mortalidade no trânsito. No pronunciamento, o parlamentar questionou o nível de investimento do município em programas de educação no trânsito e para o trânsito.

Ao dar início ao seu discurso, Victor André Gomes disse que a audiência foi um “debate muito rico, com forte participação da sociedade civil” e que mostrou “o descontentamento com o caos do trânsito da cidade do Recife”.

O vereador lembrou, ainda, que o trânsito do Recife tem sido apontado como um dos piores do mundo. “De acordo com uma pesquisa realizada entre 2020 e 2022, pela plataforma digital Tomtom, empresa especializada em tecnologia de localização, o trânsito do Recife é o pior do Brasil e um dos piores do mundo. Precisamos de investimento e alternativas de transporte público eficiente, e a melhorias das nossas vias. Precisamos investir em educação para o trânsito”.

Segundo Gomes, os investimentos em educação no trânsito e para o trânsito do Recife são desproporcionalmente baixos em relação à arrecadação proveniente das multas aplicadas na capital. “Eu não estou aqui contra a aplicação da multa. Se o camarada está conduzindo de maneira errada no trânsito, ele tem que ser multado. Mas o que eu quero mostrar para vocês, e isso está no Portal da Transparência, é que você tem uma ordem de R$ 94 milhões em multas e apenas R$ 485 mil é investido na educação no trânsito e para o trânsito”, disse. “De 2019 até 2022, não chegamos a 1% de investimentos relacionados aos valores de arrecadação dessas multas”.

Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.

Em 05.06.2023