Alcides Cardoso quer gratuidade para pessoas com Síndrome de Down em eventos de cultura e esportes

Possibilitar a entrada gratuita das pessoas com a Síndrome de Down em apresentações artísticas, eventos culturais e esportivos promovidos na cidade é o objetivo do projeto de lei ordinária (PLO) 62/2023, de autoria do vereador Alcides Cardoso (PSDB), que tramita na Câmara Municipal do Recife .

A proposta legislativa tem como intenção estimular a frequência do público com esta característica genética em atividades como shows musicais, peças de teatro, exibições de filmes, jogos de futebol e de outros esportes, oportunizando a ele uma ampliação do convívio social.

O parlamentar ressalta a importância que ações inclusivas têm para o desenvolvimento de todas as potencialidades destes cidadãos. “Com o apoio e a inclusão em todas as esferas da sociedade, as pessoas com Síndrome de Down têm rompido muitas barreiras. Em todo o mundo há pessoas com essa condição genética trabalhando, morando sozinhas, escrevendo livros, casando e chegando à Universidade”, afirma o vereador na justificativa da matéria legislativa. 

Alcides Cardoso argumenta que a concessão do benefício não causará prejuízo financeiro significativo para as empresas organizadoras de eventos, uma vez que a população que tem a Síndrome de Down corresponde a menos de 0,5% dos habitantes do país.

Antes de ser submetido a votação no plenário da Casa de José Mariano, o PLO 62/2023 passará por avaliações da Comissão de Legislação e Justiça, da Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes e da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania.