Ana Lúcia indica soluções para insegurança no Mercado de São José

Presidente da Comissão Especial para Acompanhar a Gestão dos Mercados Públicos, a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) levou à tribuna da Câmara do Recife nesta terça-feira (4) o tema da insegurança no Mercado de São José. No discurso, realizado durante a reunião plenária da Casa, a parlamentar defendeu dois requerimentos de sua autoria que pedem ao município e ao Governo do Estado providências para diminuir a violência no local.

Ambos os pedidos foram aprovados pelo plenário. Enquanto o requerimento nº 7752/2023 pede que a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco autorize a instalação de câmeras de videomonitoramento dentro e fora do mercado, o requerimento nº 7751/2023 solicita à Guarda Municipal do Recife que promova rondas permanentes no entorno do equipamento e em seu interior.

Ao tratar do assunto, Ana Lúcia mencionou relatos sobre a violência patrimonial no Mercado de São José. “Recebi um vídeo e fiquei muito assustada com a insegurança que está instalada dentro do Mercado de São José”, disse. “Pasmem os senhores: os assaltos não estão mais acontecendo no entorno, nem do lado externo, como a gente já foi aqui previamente avisado por permissionários, população e turistas. Agora, dentro do Mercado de São José, é comum o bandido abordar o turista com uma arma branca, pedir o celular, a carteira. Pedir objetos, levar a renda do permissionário, que já não está fácil de ganhar”.

Em seu discurso, a vereadora ainda frisou a necessidade de atuação da Polícia Militar no local e demonstrou preocupação com um possível crescimento da insegurança que pode haver com o início das obras de reestruturação do mercado.

O pedido de reforço da Guarda Municipal na proteção do equipamento motivou o pronunciamento de diversos parlamentares em prol do armamento da corporação. “Eu não vejo outro caminho que não seja armar a Guardar Municipal”, afirmou o vereador Paulo Muniz (SD). “A gente precisa avançar nesse debate da Casa para armar a Guarda Municipal”, acrescentou Doduel Varela (PP).

Membro de uma frente parlamentar instalada na Câmara para discutir a questão do armamento da Guarda Municipal, o vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) disse que esse debate deve ser retomado na Casa em agosto deste ano. “Esse debate da segurança é um debate muito caro a esta Casa, para o qual a gente sempre vem chamando a atenção”.

O parlamentar, assim como Ana Lúcia, não deixou de tecer considerações críticas à gestão da governadora Raquel Lyra (PSDB) em relação à segurança pública. Na tribuna, Ana Lúcia afirmou haver uma percepção de que municípios que seriam mais alinhados à atual gestão estadual, como Olinda, se encontrariam mais bem policiados que o Recife.

Para a vereadora Aline Mariano (PP), que também se posicionou em aparte, faltam ações integradas da esfera estadual para a segurança. “Os policiais fazem muito bem o seu trabalho, mas é importante a gente cobrar uma estratégia do Governo do Estado com agilidade”.

Já o vereador Alcides Cardoso (PSDB) saiu em defesa do Poder Executivo de Pernambuco. “Sabemos das dificuldades, mas pegamos o Estado com muitos déficits em todas as áreas”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 04.07.2023