Associação Católica dos Samaritanos é reconhecida como utilidade pública
Na justificativa do projeto de lei, o vereador Ivan Moraes explicou que a Associação Católica dos Samaritanos é uma Organização Não Governamental (ONG), que surgiu em novembro de 2015, na Paróquia de Casa Forte, após 14 jovens se reunirem para propor a criação de um projeto social em prol da população em situação de rua. “Em 2019, os Samaritanos, como são conhecidos, foram nomeados pelo Governo de Pernambuco para o Comitê Intersetorial de Políticas Públicas para a População em Situação de Rua (Pop Rua Pernambuco), para atuar como sociedade civil organizada”.
Ainda de acordo com o parlamentar, a nova sede da ONG Samaritanos foi inaugurada em 2021, no bairro de Santo Amaro, Zona Norte do Recife, a Casa Samaritanos. "O local foi reformado com uma estrutura para os projetos já realizados pela ONG, com um espaço mais acolhedor para os atendimentos jurídicos e de saúde, incluindo os atendimentos odontológicos e psicológicos. O espaço também conta com banheiros para banho, um miniauditório para formação e capacitação de pessoas em situação de rua", detalhou.
A declaração de Utilidade Pública está prevista na Lei Orgânica do Recife, no art. 177, segundo o vereador Ivan Moraes. O documento diz que "Lei ordinária definirá os critérios para reconhecimento, como de utilidade pública das entidades sem fins lucrativos no âmbito do município".
Em 11.07.2023