Câmara do Recife recebe vereadores mirins de Cortês
“Estamos satisfeitos por receber os estudantes e compartilhar a nossa experiência. É importante despertar o interesse da juventude pela política”, afirmou Romerinho Jatobá. No plenário da Casa, ele falou do papel do parlamentar e das suas atribuições, a exemplo da elaboração de projetos de lei, requerimentos, entre outras proposições. O presidente respondeu, ainda, a diversas perguntas dos alunos.
A vereadora Letícia Borba explicou que o Programa Câmara Mirim é uma iniciativa da Câmara Municipal de Cortês e conta com 14 estudantes, do 6º ao 9º ano, de escolas públicas e particulares da cidade. Eles vivenciaram a simulação de um processo eleitoral, tomaram posse recentemente e desenvolverão atividades comuns a um parlamento. “Eu acredito que a maior transformação que a gente tem é através da educação e, principalmente, da educação política”, disse.
A atenção demonstrada pelos vereadores mirins durante a visita, a inteligência das perguntas e questionamentos feitos revelam que o Programa formará cidadãs e cidadãos conscientes de seu papel social. Na Casa de José Mariano, além das explanações políticas, eles conheceram vários espaços da instituição e teceram comentários sobre as atividades.
“Foi muito boa a visita, porque é uma oportunidade única, e de certa forma isso aqui é extraordinário”, afirmou João Gomes, 11 anos, aluno do 7º ano da Escolinha Lápis de Cor. A opinião foi compartilhada com Ilane Samara Gomes, 11 anos, estudante do 6º ano da Escola Municipal Senador Antônio Farias. “Eu queria muito conhecer aqui e hoje tive essa oportunidade, gostei muito e aprendi muito”.
Para Ainoã Letícia Bernardo, 14 anos, estudante do 9º ano da Escola Municipal Andréa de Aguiar Carneiro Leão que foi escolhida como presidente do Câmara Mirim, a vivência das atividades tem sido fundamental. “É muito bom a gente aprender sobre a política. Estou muito feliz de estar aqui na Câmara Municipal do Recife e é um prazer imenso de estar aqui junto com os vereadores e o presidente”.
Da mesma instituição de ensino, Clívia Rodrigues, 15 anos, estudante do 9º ano, aproveitou para defender uma maior representatividade das mulheres nas Casas Legislativas. “Eu apoio muito a luta das mulheres. É uma luta muito importante. Uma pauta muito importante. E se a gente puder levar essa política educacional para frente, acho que não só homens, mas também mulheres, vão ter mais direitos”.
Clique aqui para assistir a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 05.07.2023