Ebinho Florêncio pede instalação de banheiros em Academias da Cidade

Implementado em 2002 pela Secretaria Municipal de Saúde, o Programa Academia da Cidade oferece atividades para toda a população em mais de 40 polos distribuídos em diversas regiões do Recife. Mas nem todos esses polos possuem banheiros. O projeto de lei nº 131/2023, de autoria do vereador Ebinho Florêncio (Podemos) obriga a instalação de banheiros em todas as Academias da Cidade.

“Esta Matéria foi criada com o intuito de trazer mais comodidade e qualidade de vida para os cidadãos recifenses que frequentam as Academias da Cidade. Esses espaços públicos são equipamentos que visam à saúde e ao bem-estar da população, portanto, devem ser contemplados com banheiros públicos masculinos, femininos e acessíveis para pessoas com deficiência”, defendeu o autor.

O Programa Academia da Cidade do Recife oferece atividades físicas e iniciativas culturais para dezenas de comunidades entre os horários de 5h30 às 20h. Os espaços contam com equipamentos de ginástica, pista de caminhada e corrida, quadra poliesportiva e área com brinquedos para o lazer das crianças. Além das aulas de ginástica, os profissionais realizam avaliação física e oferecem orientação para caminhada e corrida; como também palestras, rodas de diálogos, seminários, passeios interpolos, intermunicipais e ciclísticos.

A estratégia é promover a saúde com ênfase na atividade física, lazer e alimentação saudável, visando à melhoria da qualidade de vida da população e minimizando contrastes sociais e econômicos ligados à saúde. No entanto, segundo o vereador, usuários reclamam da falta de banheiros. “Sabe-se o desconforto e o constrangimento que é causado quando uma pessoa precisa utilizar um banheiro e não o encontra. Assim, após receber várias reclamações, e ao constatar a importância desse tipo de equipamento, que traz mais conforto aos usuários, elaboramos esta proposição”, justificou.

Ebinho Florêncio esclarece ainda, no projeto, que as despesas para construção dos banheiros podem vir de dotação orçamentária prevista na Lei Orçamentária Municipal.

18.07.2023.