Elaine Pretas Juntas enfatiza requerimentos direcionados aos AADEEs e neuropediatras

A vereadora Elaine Pretas Juntas (PSOL) ocupou a tribuna para discutir cinco requerimentos durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (4). Destas proposições, quatro são de autoria da vereadora Liana Cirne (PT), versam em torno de capacitação profissional, promoção de concurso público e colocação de Agentes de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial (AADEE) em unidades de ensino específicas no Recife. Um outro requerimento discutido, foi assinado por 17 parlamentares e solicita concurso público para neuropediatra e psiquiatra.

O requerimento nº 7672/2023, dirige indicação ao Prefeito do Recife para ofertar cursos de formação continuada na educação inclusiva para Agentes de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial (AADEE) no Recife. O 7673/2023 pede que a gestão municipal promova concurso público para os AADEE, a fim de suprir a demanda de alunos na educação inclusiva no Recife. O de número 7674/2023 pede à gestão que sejam encaminhados AADEE’s  à escola municipal Escritor Josué de Castro, no bairro de Brasília Teimosa. E o requerimento 7677/2023 propõe que sejam encaminhados AADEE à escola municipal Pastor José Munguba, no bairro do Jordão.

“O que a vereadora Liana Cirne traz com esses requerimentos é muito importante. Também fomos procurados pelos AADEEs justamente por conta da necessidade de capacitação. A gente sabe que todos os dias nasce uma criança com uma patologia rara, com uma patologia diferente, e que há necessidade da inclusão na sociedade civil. É muito importante para o desenvolvimento delas, além de uma fisioterapia ou uma terapia ocupacional. A escola, para criança atípica e para a criança autista, é de extremo valor, até mesmo para o convívio dentro de casa".

A parlamentar citou que as crianças se desenvolvem com o estímulo dos profissionais. “Então é muito importante darmos essa visibilidade e olhar para esses profissionais, porque eles contribuem muito, principalmente para nós que temos crianças atípicas em casa”.

Aline Mariano (PP) e Liana Cirne (PT) fizeram apartes. “Eu promovi muitas audiências para os AADEEs, ADIs [Auxiliar de Desenvolvimento Infantil]  e, de fato, hoje existem protocolos que facilitariam muito as mães que precisam desse suporte. Fico feliz em poder trazer novamente com mais ênfase objetivos concretos e são necessários para uma evolução da criança”, disse Aline Mariano. “Queria propor que, coletivamente, façamos um requerimento direcionado à Secretaria de Educação para que proponha um protocolo de atuação, sugerido por Ana Lúcia (Republicanos) que completa perfeitamente com o requerimento que apresentei embasado na solicitação das próprias AADEEs”, afirmou Liana Cirne.

 Neuropediatras- A vereadora Elaine Pretas Juntas (PSOL) discutiu, ainda, o requerimento nº 7840/2023, de autoria de 17 parlamentares, dirigindo indicação ao prefeito do Recife para que promova concurso público para neuropediatra e psiquiatra infantil a fim de garantir o direito ao diagnóstico do autismo. A justificativa da matéria destaca que a quantidade atual de profissionais é insuficiente para diagnosticar muitas pessoas que estão na fila e sem o tratamento adequado.

“Muito importante o requerimento, porque sabemos do déficit que a gente tem de neuropediatra. E não só neuropediatra, como psiquiatra infantil e outras especialidades. Têm famílias que passam anos para conseguir uma consulta e um laudo. E esse laudo facilita também para que essas famílias atípicas consigam  até mesmo ao BPC (Benefício de Prestação Continuada), que é um direito da criança, para que a sua mãe possa dar continuidade ao tratamento e comprar os medicamentos. Muitas vezes a farmácia do Estado não tem disponível todas as medicações. Precisamos urgentemente de neuropediatras e a demanda cresce porque famílias se deslocam do interior”.  

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife sobre o trabalho dos AADEEs.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife  sobre importância do diagnóstico do autismo. 

Em 04.07.2023