Elaine Pretas Juntas pede aumento na frota do transporte escolar inclusivo

A escassez de vagas, no transporte escolar da rede pública municipal, para estudantes com deficiência ou doenças raras foi alvo de uma solicitação formulada pela vereadora Elaine Pretas Juntas (PSOL) à Prefeitura do Recife. No requerimento nº 7962/2023, a parlamentar pede à Secretaria de Educação da capital o aumento da frota do serviço.

No texto de justificativa que acompanha o projeto, Pretas Juntas argumenta que o transporte escolar se inclui entre programas suplementares a que os alunos da educação básica têm direito, com base na Constituição Federal.

A demanda, de acordo com a vereadora, partiu da própria sociedade civil. “Recebemos relatos da organização União de Mães de Anjos de que atualmente só existe um único transporte escolar inclusivo para realizar o deslocamento de alunos com deficiência/doenças raras no trajeto residência-escola, o que tem ocasionado atrasos dos estudantes nas aulas, mesmo que saiam mais cedo de suas moradias, além de por vezes precisarem sair mais cedo das aulas para que o transporte consiga pegar todos os estudantes”.

Em 11.07.2023