Michele Collins analisa requerimentos sobre segurança em mercados, quiosques e animais no Parque 13 de Maio
“Uma questão tão importante em nossa cidade que é relacionada à segurança e isso é relacionado tanto para a gestão municipal quanto a estadual", destacou. A parlamentar também questionou a vereadora Ana Lúcia (Republicanos), que fez um pronunciamento antes do seu, sobre a comparação entre o efetivo de policiais em Olinda e na capital pernambucana.
Ao citar o outro requerimento, sobre rondas permanentes dentro e no entorno do mesmo Mercado de São José, a vereadora Michele Collins ressaltou ser importante a discussão do tema na Casa de José Mariano. “Eu estou andando pelos mercados municipais, acho que é o papel de todos nós, vereadores, e não estou vendo nenhum guarda municipal nos mercados. Então é uma discussão importante, sim, a questão da guarda armada porque, infelizmente, sem o armamento os guardas ficam abertos, indefesos e sem capacidade de defender a população", afirmou.
"Eu acho que é muito importante a gente trazer essa discussão e aí, sim, a gente cobrar políticas públicas eficazes como, por exemplo, relacionado à questão das drogas", destacou. "E violência não se faz só se combatendo, se trata com prevenção, na primeira infância nas escolas, envolvendo a população”.
No aparte, Ana Lúcia respondeu a Michele Collins sobre o efetivo da polícia. “Eu disse que estive no município de Olinda e percebi um efetivo grandioso da Polícia Militar. Inclusive, parabenizei dizendo que era para ter mesmo, que era necessário, mas que eu sentia essa ausência na capital, o Recife", pontuou. "Os meus dois requerimentos tratam, exatamente, de cobrar ao prefeito do Recife para reforçar a Guarda Municipal. E se não der para reforçar, que sejam colocados vigilantes”.
Também no aparte, o vereador Eriberto Rafael (PP) fez questão de dizer que os requerimentos são valorosos e a questão do videomonitoramento é importante não só no Mercado São José, mas em todos os mercados. Sobre a questão da prevenção à violência, ele citou o Compaz: "A gente viu a ONU premiando o Compaz como uma política de combate à desigualdade. A expansão na implementação de redes de LED por todo o Recife é outro ponto", destacou. "Já sobre a falta da polícia é preciso pensar na valorização desse profissional. Durante a campanha eleitoral, a governadora prometeu a quebra das faixas salariais desses policiais. É uma luta antiga que visa, justamente, a melhoria desse profissional. Parabenizo a entrega de coletes e viaturas pelo governo estadual, mas é preciso fazer mais".
Quiosques - A vereadora Michele Collins (PP) voltou à tribuna para debater o requerimento número 7741/2023, de sua autoria, dirigindo indicação ao prefeito do Recife, João Campos, no sentido de criar um plano de segurança para os novos quiosques da orla de Boa Viagem. O requerimento foi aprovado. “Quero enfatizar a importância desse requerimento, pois os quiosqueiros estão sendo vítimas de violência, com seus quiosques arrombados”, afirmou.
Michele Collins lembrou que desde 2013 tem acompanhado a luta da vereadora Aline Mariano (PP) sobre a orla de Boa Viagem. “Muito do que ocorreu em benefício dos quiosqueiros é fruto de sua luta. Se hoje temos uma orla bonita, é fruto de uma plantação feita lá atrás. Hoje, vemos o melhoramento da estrutura física dos quiosques, mas nós sabemos que eles continuam sofrendo com a questão da violência. Os quiosques são arrombados, sobretudo na parte de trás”.
A vereadora propôs medidas preventivas para evitar os arrombamentos, como instalação de grades nos quiosques, além de melhoria da estrutura de policiamento, guarda municipal e videomonitoramento. A vereadora Aline Mariano confirmou que os quiosqueiros da orla estão se sentindo inseguros e que ela já esteve no comando da Polícia Militar para tratar do tema.
Parque 13 de Maio - Em mais um pronunciamento na reunião plenária desta terça-feira, a vereadora Michele Collins discutiu o requerimento 7836/2023, de autoria de 17 parlamentares da Casa de José Mariano, dirigindo indicação ao prefeito do Recife no sentido de realocar os animais no Parque 13 de Maio, em razão de estarem em ambientes inadequados submetidos à poluição sonora do centro da cidade e alimentados de forma inapropriada por quem caminha próximo às jaulas.
“Sou completamente a favor da proteção dos animais, inclusive eu tenho vários projetos aqui na Casa que apoiam integralmente a causa. Quem trabalha no Parque 13 de Maio e cuida desses animais como se fossem filhos. Eles têm muito cuidado e eu quero também parabenizar a Prefeitura no cuidado que tem com a alimentação desses animais. Eu sou a favor de que, daqui para frente, não se coloque novos animais e cuide da procriação dos mesmos. Eu gostaria de pedir um diálogo sobre esse tema e acho que poderíamos visitar o Parque com os demais parlamentares". A votação deste requerimento foi adiada por causa de um pedido de vista ao requerimento.
Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife sobre segurança no Mercado de São José.
Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife sobre o plano de segurança para novos quiosques da Orla de Boa Viagem.
Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife sobre a transferência de animais silvestres do 13 de Maio.
Em 04.07.2023