Tadeu Calheiros propõe reposição de materiais para aulas de educação física

Colchonetes, halteres, anilhas, jump. Esses são alguns dos materiais essenciais para a prática de educação física nos espaços públicos do município, de acordo com o projeto de lei nº 114/2023, do vereador Tadeu Calheiros (Podemos). A matéria, que tramita na Câmara do Recife, visa a tornar obrigatória a compra e a reposição desses equipamentos pelo poder público.

A proposta prevê que a aquisição e manutenção dos itens deve ser feita de forma gradativa, com a finalidade de respeitar as especificações de cada um deles e o seu quantitativo, bem como para se adequar à disponibilidade financeira da Prefeitura. Outros equipamentos indicados no projeto como essenciais são step, super band, tornozeleiras e kettlebell.

“Entendemos que o esporte, além de ser uma atividade física, é um exercício de lazer, e o lazer propicia um bem-estar social, estando, portanto, ambos – esporte e lazer – intimamente relacionados à saúde, física e psíquica, um direito previsto constitucionalmente”, argumenta Calheiros no texto de justificativa da proposição.

Apresentado no dia 22 de maio, o projeto de lei nº 114/2023 aguarda prazo de emendas. Após a análise das comissões da Casa de José Mariano, segue para a apreciação do plenário e, caso seja aprovado, para a sanção do prefeito do Recife.

Em 24.07.2023