Vereador propõe alterar nome de creche no Brejo da Guabiraba
A Professora Doura, como era chamada na Guabiraba, fundou a escolinha Instituto Marcos Paulo, na Rua Itanhandu, no ano de 2000, que funciona até os dias de hoje, com turmas de Educação Infantil e Ensino Fundamental I. A escolinha de Tia Doura é conhecida em toda a redondeza. Na justificativa do projeto de lei, o vereador argumentou que Maria das Dores Barbosa, antes da construção de sua escolinha, também foi uma grande professora da Escola da Aninha, onde ensinou várias gerações da comunidade.
“Nos dias atuais, o Instituto Marcos Paulo recebe como alunos os filhos daqueles que um dia já tiveram os ensinamentos de Tia Doura”. Maria das Dores Barbosa era formada em pedagogia e tinha diversas especializações, entretanto, para além da formação acadêmica, carregava consigo muita vivência prática e humana nas diversas formas de transmissão de conhecimento e formação cidadã.
Hélio Guabiraba explicou que a professora “foi uma grande mulher, referência na Educação do Bairro, deixou um grande legado, lembranças únicas nos corações daqueles que um dia puderam receber seus ensinamentos e muitas saudades no Brejo da Guabiraba e adjacências”.
Maria das Dores Barbosa morreu aos 69 anos de idade, em junho deste ano. “Nada mais justo que acrescentar seu nome à creche já existente, que é a Creche Municipal Flor do Bairro da Guabiraba, em forma de reconhecimento por toda sua dedicação e importância para a Comunidade”.
Em 26.07.2023