Alarico Mont’Alverne recebe o Título de Cidadão do Recife
Mont’Alverne nasceu no município de Sobral (CE) em 1943, onde estudou as primeiras letras. Nos anos 1960, mudou-se para o Recife, onde graduou-se em Geologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Na sua trajetória, dedicou 46 anos ao Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), com especial atuação na busca mananciais de água, em projetos de locação e perfuração de poços para captação sistêmica de água subterrânea nos estados do Nordeste brasileiro.
O currículo do novo cidadão ainda inclui a presidência da Associação dos Geólogos de Pernambuco (AGP) e a participação na fundação do Colégio Equipe, em 1970. Por sua carreira, recebeu diversas honrarias – desde 2011, é Cidadão de Pernambuco, com Título declarado pela Assembleia Legislativa do Estado (Alepe).
A mesa de honra do evento foi composta por Alarico Mont’Alverne pelos e vereadores Alcides Cardoso e Felipe Alecrim; pelo deputado estadual Antônio Moraes (PP); pelo procurador-geral do Ministério Público de Contas de Pernambuco, Gustavo Massa; pelo presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de Pernambuco, José Ricardo Diniz; e pelo gerente regional da Agência Nacional de Mineração de Pernambuco (ANM), Marcos Holanda.
Para Alcides Cardoso, a entrega do Título de Cidadão do Recife a Mont’Alverne confirma a relevância social do homenageado e de sua trajetória. “Doutor Alarico é um geólogo reconhecido no Brasil e um impulsionador da educação aqui no Recife. Tem mais de 40 anos na área da educação e fez a vida dele inteira no Recife. A Casa, hoje, dá um título merecidíssimo a uma pessoa renomada tanto no país, quanto no Estado, quanto aqui na nossa cidade”.
Após o discurso, Alcides Cardoso fez a entrega do Título de Cidadão do Recife, com a respectiva medalha, ao geólogo Alarico Mont’alverne. Um coral do Colégio Equipe fez uma apresentação musical e, em seguida, o mais novo cidadão recifense, fez o discurso de agradecimentos. “Estou muito feliz e agradeço penhoradamente ao vereador Alcides Cardoso. É com muita emoção e grande contentamento que recebo este Título. Para mim este laureo é o símbolo da dedicação que eu tenho por esta terra e pelo amor que tenho ao povo do Recife”.
Alarico Mont’alverne contou que nasceu no dia quatro de abril 1943, em Sobral (CE), onde passou a infância e parte da adolescência. Também falou de sua história no Recife, para onde veio com o objetivo de completar os estudos. “Lembro que cheguei ao Recife há 62 anos, no dia dois de fevereiro de 1961 e construí minha vida aqui, sozinho, somente com um tio. Meu tio era secretário de Segurança. Consegui vencer, eu adoro esta terra, onde me realizei e amo cada vez mais. Também amo minha terra natal, Sobral, meu berço de nascença. Eu digo que tenho uma perna no Recife, e outra em Sobral. Amo estas duas terras”.
Ele falou, ainda, de sua trajetória profissional. “Quando cheguei ao Recife, fui trabalhar no Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisa Sociais, em 1962. Fui datilógrafo, fiz apurações das pesquisas sociais e até escrita de relatórios. Como eu tinha terminado o curso de Filosofia, no Seminário de Olinda, eles achavam que eu tinha condições de fazer aquele trabalho. Depois, passei no vestibular. Tinha aulas todos os dias, mas depois comecei a dar aulas particulares, e assim fui sobrevivendo”.
Alarico Mont’alverne contou que como geólogo realizou trabalhos em outras cidades do Nordeste. “Depois que me formei, estive em algumas cidades, fui ao Piauí e o resto de minha vida foi todo aqui. Tenho mais de 50 trabalhos publicados em congressos de geologia. Consegui realizar e participar de três seminários brasileiros de geologia no Recife. Foram congressos de águas subterrâneas e de geologia sedimentar”. Ele também relatou os diversos cargos que foi ocupando e ainda discorreu sobre sua experiência como gestor do Colégio Equipe. “Toda a parte financeira da escola era feita por mim. Assim, participando do colégio, segui. Pelos trabalhos realizados, já tenho o Título de Cidadão Pernambucano e hoje, fecho o meu ciclo de vida, aqui no Recife, recebendo este Título. O coração neste momento está acima da razão.”.
Ao final, o presidente da solenidade, vereador Felipe Alecrim fez as suas considerações finais e convidou a todos para acompanharem o Hino da Cidade do Recife.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 31.08.2023.