Alcides Cardoso relata queixas de moradores da comunidade do Bode sobre habitacional

O vereador Alcides Cardoso (PSDB) expôs, durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (22), reclamações de moradores da comunidade do Bode, no bairro do Pina, Zona Sul, sobre a lista de beneficiários dos apartamentos dos habitacionais Encanta Moça 1 e 2. Segundo ele, as denúncias são “graves” e precisam ser apuradas, pois lhe foi apresentado “a inclusão, de forma irregular, de mais de 10 pessoas que não residem nas palafitas da comunidade, na lista para receber a moradia”.

Alcides Cardoso informou que, diante do fato, até os moradores contemplados com os apartamentos solicitaram o adiamento do sorteio dos blocos. “Reforcei esse pedido, mas o meu apelo e dos moradores não foram ouvidos”, lamentou. Ele apontou que “com essas denúncias, podemos afirmar que há o grave risco de quem tem direito à moradia dos habitacionais não ser contemplado, ficando para atrás e tendo o sonho de ter um lar digno destruído em função de uma série de irregularidades”. 

Uma das sugestões dadas pelos moradores do Bode para “evitar essas fraudes”, afirmou o parlamentar, foi de colocar uma foto junto aos nomes dos beneficiários dos apartamentos. “Para que a própria comunidade pudesse conferir, dando transparência ao processo. Até porque muita gente lá é conhecida pelos apelidos”, observou. “Uma das moradoras que falei ontem foi Ohana, que afirmou sentir-se lesada diante das denúncias de fraudes’”. 

O vereador Alcides Cardoso reforçou o seu compromisso com a luta pelo direito à moradia, em especial dos moradores das palafitas da cidade. “É importante que ninguém fique para trás nessa longa caminhada  para a realização do sonho de um lar digno. O sofrimento dessas famílias não pode ser prolongado de jeito nenhum. Palafita é uma coisa desumana, e é uma luta que continuarei travando”, afirmou. 

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 22.08.2023