Alcides Cardoso repercute denúncia do Ministério Público Federal

O líder da oposição na Câmara do Recife, o vereador Alcides Cardoso (PSDB) repercutiu a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra a gestão do ex-prefeito Geraldo Julio e assessores, que apura compras que teriam sido realizadas no decorrer da pandemia da covid-19. As compras teriam sido objeto de investigação da Operação Bal Masqué, da Polícia Federal. “Depois de uma análise aprofundada e um conjunto de provas robustas, o MPF confirma os crimes do maior escândalo de corrupção da história do Recife”, disse, durante a reunião plenária da Câmara Municipal desta terça-feira (29).

Segundo o vereador Alcides Cardoso, o inquérito apura os desvios de R$ 10,8 milhões na compra e no pagamento antecipado de máscaras, toucas e aventais. “A denúncia do MPF foi enviada para a análise da Justiça Federal e aponta a ocorrência de uma série de crimes, como peculato, fraude ao processo licitatório e falsidade ideológica cometidos pelo ex-secretário de Saúde da gestão Geraldo Julio, Jailson Correia, além de outros servidores e empresários. O órgão também pediu a restituição do dinheiro público desviado aos cofres do município”, informou. 

Alcides Cardoso relembrou a dispensa de licitação ocasionada pela situação de emergência que a cidade vivia durante a pandemia. “A acusação é clara ao apontar que os ex-gestores se aproveitaram da autorização da dispensa de licitação para fazer a aquisição de recursos para o combate da covid-19 e fraudaram a justificativa da escolha do fornecedor, que acabou sendo a Delta Med Distribuidora de Medicamentos”, apontou. 

O vereador também mencionou outras investigações feitas pela Polícia Federal à Prefeitura do Recife sobre a gestão anterior, também no período da covid-19. “Que a justiça seja feita, que os responsáveis pela corrupção na pandemia sejam punidos severamente e que o dinheiro público seja recuperado para que possa ser investido na melhoria da rede de saúde da nossa cidade”. 

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 29.08.2023