Aline Mariano defende requerimento que pede a realocação dos animais do Parque 13 de Maio

A proteção e o cuidado animal foram temas de discursos da vereadora Aline Mariano (PP), ao exaltar o requerimento de número 7836/2023, de autoria conjunta com outros 16 parlamentares, que pede a realocação dos animais do Parque 13 de Maio em razão de estarem em ambientes inadequados, submetidos à poluição sonora do Centro da Cidade. O requerimento foi aprovado. Durante o pequeno expediente da reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (7), a parlamentar destacou a importância do documento para que os animais sejam encaminhados “a um espaço de melhor convivência”.

A vereadora Aline Mariano informou que o Estado de Pernambuco já tem uma legislação que versa sobre o tema, que é a lei de número 14.639/ 2012, que dispõe sobre a proibição da permanência de animais silvestres, selvagens ou exóticos em ambientes de clausura nas praças, parques ou espaços urbanos. “Mas aqui no Recife temos animais vivendo nessas condições no Parque 13 de Maio. São várias araras, 11 macacos-prego e é um absurdo dizer que eles estão vivendo em boas condições. Acredito que nenhum dos meus pares ache natural um pavão viver engaiolado porque crianças apedrejam esse animal”, afirmou. 

A parlamentar disse ter sido procurada por ativistas da causa animal e que teve a sinalização da secretária Executiva dos Animais, Andreza Romero, além de ter tido uma conversa com a Secretaria de Meio Ambiente. “O secretário me prometeu que a CPRH [Companhia Pernambucana do Meio Ambiente] faria uma fiscalização no Parque para que esses animais possam ser cuidados em um santuário, zoológico, ou outro lugar que eles possam viver livres da poluição sonora, que é algo que os agride diretamente”.

Aline Mariano agradeceu a todas as vereadoras e vereadores que, junto com ela, assinaram o requerimento que pede a realocação dos animais, que foram: Ana Lúcia (Republicanos), Davi Muniz (PSB), Doduel Varela (PP), Ebinho Florêncio (Podemos), Fred Ferreira (PSC), Ivan Moraes (PSOL), Liana Cirne (PT), Luiz Eustáquio (PSB), Marco Aurélio Filho (PRTB), Osmar Ricardo (PT), Elaine Pretas Juntas (PSOL), Rinaldo Junior (PSB), Ronaldo Lopes (PSC), Samuel Salazar (MDB), Tadeu Calheiros (Podemos) e Victor André Gomes (União Brasil).

Requerimento nº 7836/2023 - Retornando à tribuna do plenário, a vereadora Aline Mariano (PP) discutiu novamente o requerimento nº 7836/2023, na reunião plenária desta segunda-feira (7). "Não tenho dúvida nenhuma de que essa Casa não vai se omitir do papel que tem. Nós, como guardiões, legisladores e representantes do povo, fomos procurados pela causa animal e aprovaremos esse requerimento. No 13 de Maio, onde as maiores manifestações da cidade são feitas, o barulho decorrente das movimentações é algo inadmissível que ultrapassa qualquer limite permitido. É preciso ser feito algo para preservar a saúde desses animais. Hoje nós fazemos esse debate, em forma de apelo, e precisamos dar o exemplo”.

No aparte, Victor André Gomes (União Brasil) e Rinaldo Junior (PSB), signatários do requerimento, parabenizaram a iniciativa da proposição. “É uma causa muito séria. Já se passou a época daqueles zoológicos e de ver animais enjaulados. O de Dois Irmãos está sucateado. A gente precisa de reformas  naquele equipamento. Eu a parabenizo cada vez mais pela defesa e pela retirada dos animais que se encontram no 13 de Maio”, disse Victor André Gomes.

Rinaldo Junior recordou que tem um projeto de lei, em tramitação na Casa, em benefício da causa animal e citou ações futuras da Prefeitura. “O projeto de lei 269 visa acabar com qualquer tipo de exploração animal. A gente tem que entregar os animais ao meio ambiente, que é onde eles moram. Brilhante esse requerimento que traz esse tema importante e vai ser aprovado por unanimidade. Tenho certeza de que o prefeito João Campos tem em mente um projeto importantíssimo no 13 de Maio. Recife já começou, inclusive, a reformular os parques e praças públicas. E a reestruturação do 13 de Maio está breve”.

Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.

Em 07.08.2023