Aline Mariano discute ampliação de serviços de creche para o período noturno

A discussão do requerimento nº 9.109/2023, que trata do “Programa Creches Noturnas é Legal”, levou a vereadora Aline Mariano (PP) a se pronunciar sobre o tema na tribuna da Câmara do Recife durante a reunião plenária desta segunda-feira (21). Em seu discurso, a parlamentar afirmou que a medida, proposta pelo vereador Rinaldo Junior (PSB), deve beneficiar, principalmente, mulheres que trabalham em horários noturnos.

Aline Mariano se prontificou a participar da audiência pública sobre o requerimento do programa, que deve ocorrer na Câmara do Recife no dia 20 de setembro. “De fato, nós precisamos ampliar esse tipo de serviço”, posicionou-se. “Eu também fui bastante procurada por vários profissionais da área”.

Ao plenário, a vereadora refletiu sobre os debates acerca da classificação desses espaços como “creches noturnas”, por conflitos com leis que dizem respeito à educação. “Não é que os profissionais da educação sejam contra o serviço”, contextualizou. “Na assistência social, todos veem com bons olhos. Essa temática tem que ser bastante discutida para não trazer nada de ordem inconstitucional no tocante à educação”.

No mesmo discurso, Mariano também fez menção à necessidade de valorizar os profissionais que ocupam cargos de Auxiliar de Desenvolvimento Infantil (ADI) como profissionais de educação. “Essa foi uma luta que travamos aqui nesta Casa, com muitas audiências públicas, e conseguimos impactar diretamente a gestão, à época, para que pudesse reconhecer esses profissionais como corpo da educação”, disse. “A educação no município tem sido uma prioridade. Pensar em educação não é só na ampliação dos serviços, mas pensar, também, na valorização dos profissionais que fazem a educação”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 21.08.2023