Ana Lúcia alerta para desmonte de núcleo de enfrentamento ao tráfico de pessoas

A exoneração de uma servidora responsável pelo Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP) do Governo de Pernambuco motivou um pronunciamento feito pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos) na tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (14). Durante a reunião plenária, a parlamentar afirmou que, com a requisição do cargo pela gestão, pairam dúvidas sobre a continuidade da política de enfrentamento ao tráfico de pessoas no Estado.

Segundo Ana Lúcia, a servidora exonerada ocupava o cargo há 22 anos. Ela acrescentou ainda que, com a mudança, é possível que o núcleo seja deslocado da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) para a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos.

“Na canetada da governadora [Raquel Lyra (PSDB)] do início deste mês, o núcleo foi praticamente extinto. O único núcleo que o Governo do Estado tinha, ligado à SDS, com uma única servidora”, lamentou. “Reparem os senhores que quem está há 22 anos trabalhando em um núcleo de enfrentamento não é ligada a cargo político nenhum. Ela simplesmente tem muita expertise, muita competência na pauta, porque agregou durante todos esses anos”.

Em aparte, o vereador Paulo Muniz (SD) mencionou casos de tráfico que vitimam pernambucanos, como o de tráfico internacional de órgãos e recentes suspeitas de tráfico de homens atraídos para situações de trabalho análogas à escravidão no exterior por meio de ofertas de emprego. “Não mais é só de mulheres esse tráfico. Esse tráfico agora é de homens. E eu presenciei isso nos últimos seis meses”.

A vereadora Aline Mariano (PP) também  demostrou consternação com o caso.  “A  exploração que acontece no nosso país, não é pequena. Não é só exploração sexual. É a exploração de pessoas que vão atrás desses sonhos e entram, muitas vezes, em um labirinto sem volta”, afirmou. “Eu fico muito preocupada quando existe um desmonte, porque vai parecer que os casos estão diminuindo quando, na verdade, eles vão deixar de ser notificados”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 14.08.2023