Ana Lúcia destaca visita de estudantes à Câmara do Recife

Estudantes da Escola Municipal Professor Antônio de Brito Alves ocuparam as galerias da Câmara Municipal do Recife para acompanhar a reunião plenária desta terça-feira (15). A vereadora Ana Lúcia (Republicanos), em seu discurso na tribuna, destacou a presença dos jovens, explicando que estavam participando de uma atividade pedagógica e detalhou o funcionamento da reunião, bem como de outras atividades do parlamento.

“É importante quando esta Casa Legislativa recebe estudantes e professores para conhecer a nossa dinâmica de trabalho”, afirmou Ana Lúcia.  Ela pontuou que a Escola Municipal Professor Antônio de Brito Alves, localizada no bairro da Mustardinha, Zona Norte da cidade, está desenvolvendo um projeto chamado “Doce Brigadeiro”, capitaneado pelas professoras Jaciara da Silva e Cláudia Fernanda;

Segundo a vereadora, o objetivo da atividade escolar é mostrar a participação feminina na política brasileira desde o século 20. “Esse projeto traz um pouco do recorte de como surgiu esse doce, o brigadeiro, que faz parte da história da política brasileira. A doceira Heloísa Nabuco, para arrecadar fundos para a campanha do então candidato à presidência da República, Eduardo Gomes, que também era brigadeiro da aeronáutica, iniciou a distribuindo dos doces e assim ele ficou conhecido", afirmou. Ela lembrou também que era a campanha presidencial de 1945, "àquela que foi a primeira eleição que as mulheres teriam direito ao voto”, explicou.

A parlamentar exaltou a representatividade feminina na Câmara Municipal do Recife. Atualmente, a bancada feminina da Casa conta com sete vereadoras. “Costumamos dizer, nesta Legislatura, que é a ‘Casa das sete mulheres’. Aqui, atuamos com pautas focadas também no empoderamento feminino mas sobretudo no enfrentamento à violência contra nós, mulheres. Lutamos por mais atendimentos na rede de saúde, vagas nas creche para as nossas crianças e o nosso mandato pauta muitas discussões sobre a educação, pois sou professora da rede [municipal de ensino do Recife]”, disse.

A parlamentar aproveitou a ocasião e se dirigiu aos estudantes para explicar o funcionamento de uma reunião plenária na Câmara Municipal do Recife. Ela explicou que ao iniciar a reunião, ocorre a leitura da ata da reunião do dia anterior, seguindo-se, então, o pequeno expediente, onde os parlamentares podem falar por até cinco minutos. Depois, tem início a leitura da Ordem do Dia, que é a pauta de votação das proposições. Neste momento, os vereadores podem discutir as propostas por um tempo de até dez minutos e serem aparteados por outros parlamentares. Terminado esse período de discussão, é o momento do grande expediente - com o tempo de 15 minutos para os pronunciamentos e três minutos para os apartes.

Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.

Em 15.08.2023