Câmara concede Medalha de Mérito José Mariano ao advogado Sérgio Murilo Junior

O advogado, militante dos direitos humanos e diretor de Governança Ambiental e Social do Grupo Ser Educacional Sérgio Murilo Junior recebeu, na tarde desta quinta-feira (17), a Medalha de Mérito José Mariano. Considerada a mais alta comenda da Câmara Municipal, a homenagem foi concedida em uma reunião solene promovida no plenário da Casa, por iniciativa do vereador Paulo Muniz (SD). O primeiro-secretário do Poder Legislativo municipal, vereador Eriberto Rafael (PP), presidiu a cerimônia.

Atuante na área dos direitos humanos desde 1992, Sérgio Murilo Junior é presidente de honra da Juventude Latino-Americana pela Democracia. Na sua carreira, integrou diversos grupos ligados à causa, como o Comitê Nacional de Vítimas da Violência e a Campanha pelo Desarmamento em Pernambuco. Sob sua coordenação estão iniciativas relevantes para os direitos humanos, como o Projeto Escola Aberta da UNESCO e o Programa Nacional Paz nas Escolas da Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República. Murilo Junior também é conhecido por sua participação em projetos de inclusão como o Praia sem Barreiras, que promove a acessibilidade de pessoas com deficiência ao banho do mar.

Em seu discurso de homenagem, Paulo Muniz destacou os feitos do homenageado em prol dos direitos humanos, da acessibilidade, do meio ambiente, da inclusão e da luta pela paz e pela democracia. Segundo o vereador, Sérgio Murilo Junior atende os requisitos necessários para receber a Medalha que leva o nome do abolicionista José Mariano.

“A medalha é mais do que uma simples honraria. Ela representa a mais alta expressão de reconhecimento por parte desta Casa Legislativa a cidadãos que, através das suas ações, têm contribuído de maneira excepcional para o progresso, a inclusão e a promoção dos valores mais nobres da nossa sociedade”, disse o parlamentar. “Nesse contexto, é uma satisfação entregá-la hoje ao amigo Sérgio Murilo Junior. Sua trajetória e realizações refletem a verdadeira essência do espírito que a Medalha de José Mariano busca homenagear”.

Na solenidade, Muniz promoveu a entrega da Medalha e do diploma honorífico a Murilo Junior. Em seguida, entregou um ramalhete de flores à esposa do homenageado, Tatiana Mororó Pereira.

Ao ocupar a tribuna, Sérgio Murilo Junior teceu agradecimentos e refletiu sobre as necessidades do Recife em relação aos seus vulneráveis, ao acolhimento da diversidade, às políticas voltadas para a juventude, o meio ambiente e a acessibilidade. Em seu pronunciamento, ele fez questão de destacar o peso simbólico que José Mariano empresta à honraria concedida.

“O nome de José Mariano, associado a essa Medalha, representa de alguma forma o legado de um lutador incansável pela justiça e pela liberdade”, disse. “Recebo essa Medalha com humildade e reconhecimento, sabendo que ela é um lembrete constante de minha responsabilidade perante à cidade que amo. Neste momento, conclamo a população do Recife a se engajar nas melhores causas, a lutar por mudanças e a estender a mão solidária aos menos favorecidos. E, juntos, podermos moldar o futuro que todos merecem: um Recife onde oportunidades sejam abundantes e a justiça prevaleça”.

O vereador Eriberto Rafael também fez alusões aos pontos em comum entre a trajetória de José Mariano e a do homenageado. “Essa luta, que você também desempenha na sociedade tem a mesma linha e o mesmo pensamento de ir para a frente, de incluir, de construir, de somar”, considerou. “Parabéns por tudo o que vem construindo, por conseguir agregar tantas pessoas com o propósito de lutar para melhorar a vida do outro e por ter uma dedicação tão firme a nossa cidade e a tudo aquilo que se compromete a fazer”.

Além de Paulo Muniz, Eriberto Rafael e o Sérgio Murilo Junior, também compôs a mesa de honra do evento o ex-vereador, ex-deputado e ex-secretário estadual João Braga.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 17.08.2023