Câmara do Recife aprova repúdio a ameaças de estupro a parlamentares LGBTQIA+

Os casos recentes de ameaças de 'estupro corretivo' a seis parlamentares mulheres por motivo de LGBTfobia motivou a aprovação, nesta terça-feira (29), de uma moção de repúdio na Câmara Municipal do Recife. O posicionamento foi tomado por meio do requerimento número 9.954/2033, de autoria da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), que se pronunciou na tribuna para defender a matéria.

No requerimento, a parlamentar pede que a Casa repudie as ameaças de 'estupro corretivo' e a LGBTfobia sofridas por seis parlamentares brasileiras: a deputada federal do Rio Grande do Sul Daiana Santos (PCB-RS), a deputada estadual de Pernambuco Rosa Amorim (PT-PE), a deputada estadual de Minas Gerais Bella Gonçalves (PSOL-BH), as vereadoras de Belo Horizonte (MG) Iza Lourença (PSOL-MG) e Cida Falabella (PSOL-MG) e a vereadora do Rio de Janeiro Mônica Benício (PSOL-RJ).

Ao plenário, Cida Pedrosa demonstrou indignação com as ameaças de 'estupro corretivo' – isto é, o estupro praticado sob o pretexto de punir alguém por sua orientação sexual ou na tentativa de alterar essa orientação por meio da violência. “Isso é uma relação de ódio com os nossos corpos. É uma relação de ódio do patriarcado, isso é misoginia. E, antes de qualquer coisa, estupro é um crime hediondo”, disse a vereadora. “Você querer corrigir a orientação sexual de alguém utilizando-se da arma de um crime hediondo, que é o estupro, é de uma crueldade, de uma falta de civilidade, que é a cara do patriarcado, do machismo, da misoginia. É a cara da impossibilidade de conviver com uma democracia. Só existe democracia quando cada corpo de mulher for respeitável contra a violência”.

Em aparte, a vereadora Aline Mariano (PP) enalteceu as denúncias feitas pela deputada estadual Rosa Amorim após receber ameaças de 'estupro corretivo' no dia 15 de agosto. “É muito importante o que fez a deputada Rosa. Colocou a cara para mostrar as ameaças que sofreu. De onde vem tanta raiva, tanto ressentimento? As pessoas se dizem democráticas, mas muitas vezes não são. Democráticos, respeitosos, são aqueles que respeitam as diferenças. Isso é algo abominável”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 29.08.2023