Câmara do Recife presta homenagem ao Hospital Evangélico de Pernambuco

Nesta segunda-feira (14), a Câmara Municipal do Recife prestou homenagem ao Hospital Evangélico de Pernambuco que completa 69 anos de fundação. Diante de um plenário repleto de profissionais da saúde e funcionários da unidade, a autora da iniciativa, vereadora Michele Collins (PP), destacou que o estabelecimento “presta um atendimento hospitalar diferenciado desde 1954, o qual tem a profícua missão de proporcionar a recuperação da saúde das pessoas, por meio de serviços acolhedores e com alto nível de excelência”. A solenidade foi presidida pelo vereador Felipe Alecrim (PSC).

Além dos vereadores, a mesa de honra da solenidade foi composta pelo presidente da Associação Evangélica Beneficente de Pernambuco, reverendo Eduardo Magalhães Lyra Souto Maior; o diretor administrativo do Hospital, Anderson Ribeiro Queiroz, e o deputado estadual pastor Cleiton Collins, representando a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). A reunião solene contou com apresentações musicais do cantor Jair Martins, bem como da cantora Luísa Barros, com o tecladista Leonardo Gregório.

Na tribuna da Câmara do Recife, a vereadora Michele Collins ressaltou que o Hospital Evangélico de Pernambuco é um estabelecimento de saúde filantrópico, conveniado ao SUS e está situado no Recife, no bairro da Torre. “Para mim, que faço parte deste parlamento municipal, trata-se de um momento gratificante em poder fazer essa reconhecida distinção àqueles que buscam garantir o princípio da dignidade humana dos seus pacientes e dos profissionais que ali atuam”, afirmou. 

 A parlamentar relatou um pouco da história da unidade, desde a fundação da União Mantenedora do Hospital, que foi criada em 1901 através das denominações religiosas batistas e presbiterianas, metodistas e congregacionais. Ela lembrou dos desafios até a construção da estrutura em 1952, “e dois anos depois, as suas atividades médico-hospitalares foram aprovadas e licenciadas por meio do então Departamento de Saúde Pública de Pernambuco”. Então, “os estatutos foram novamente reformados e a Associação Hospital Evangélico de Pernambuco passou a ser denominada de Associação Evangélica Beneficente de Pernambuco”.

 A vereadora fez questão de agradecer a todos os servidores do Hospital, destacou o trabalho desenvolvido durante a pandemia de covid-19 e falou que, atualmente,  ão 140 leitos distribuídos entre 50 enfermarias e 16 apartamentos; possui cinco salas de cirurgias, assim como sete setores médicos, farmácia, ambulatório e uma capela. Dentre as especialidades atendidas, constam clínica médica, neurologia, ortopedia, entre outras. Em seguida a vereadora entregou certificados para pessoas que atuam junto ao Hospital Evangélico de Pernambuco.

A ex-diretora do Hospital, Benigna de Holanda Cavalcanti, carinhosamente chamada de Irmã Beninha, tem 95 anos e atua como voluntária na unidade. Ela agradeceu o reconhecimento  da Câmara Municipal do Recife e traduziu o seu sentimento em louvor, cantando uma música que fala do servir ao próximo por amor a Deus.

 Logo após, o deputado pastor Cleiton Collins teceu suas considerações. Inicialmente, ele parabenizou a Câmara do Recife por realizar eventos tão importantes e significativos como este. Disse que tem observado o quanto é necessário um grande investimento no Hospital Evangélico de Pernambuco e ressaltou a importância da união das forças políticas. “O Hospital Evangélico está 24h de braços abertos, recebendo todos os pernambucanos, tentando fazer o melhor possível para salvar uma vida”, destacou. “É preciso um olhar diferenciado”.

 “Tempo de gratidão” – a palavra gratidão foi destacada no pronunciamento do presidente da Associação Evangélica Beneficente de Pernambuco, reverendo Eduardo Magalhães Lyra Souto Maior. “O Hospital Evangélico de Pernambuco, na minha vida, tem uma relação muito interessante. Eu nasci em 1975, a minha avó morreu em 1967, Eu não conheci a minha avó, mas ela morreu cantando ‘Rochedo forte é o Senhor, refúgio na tribulação’.  Dona Carolina Magalhães Lyra veio de Canhotinho e foi internada no Hospital Evangélico. Ali, ela teve toda a assistência, todo o tratamento”, recordou.

“Anos mais tarde tive a oportunidade de compor a junta administrativa do Hospital até chegar à presidência da Associação”, afirmou o reverendo. “Há 69 anos nascia o Hospital Evangélico de Pernambuco, o tempo passou, muitas dificuldades foram enfrentadas, mas muitas vitórias foram conquistadas”, celebrou.

Ele disse, ainda, que os desafios são muitos, mas que toda a história de superação já vivida o faz acreditar em dias melhores. “Chegamos ao dia em que o enredo é o mesmo, a luta é a mesma, as dificuldades são as mesmas, mas temos uma certeza: hoje, temos um passado, vivemos um presente e construiremos um futuro. O tempo não para. É tempo de celebração, submissão a Deus e gratidão”.

Antes de encerrar a solenidade, o vereador Felipe Alecrim convidou Jaime Muniz, um dos beneficiários dos serviços prestados pelo Hospital para ocupar a tribuna da Casa. Ele relatou que na unidade, além dele, outras pessoas da sua família já foram atendidas,  a exemplo da sua avó e da sua mãe. “É um hospital público e de qualidade e estou dizendo isso porque passei por lá, eu vivi”, relatou. “Com relação ao Hospital Evangélico, no meu coração, só existe gratidão”.

  

Homenageados da reunião solene:

1.         Presidente da Associação Evangélica Beneficente de Pernambuco – Rev.  Eduardo Magalhães Lyra Souto Maior

2.         Diretor Administrativo do Hospital Evangélico de Pernambuco – Anderson Ribeiro Queiroz

3.         Diretor Médico – Esdras Xavier Pereira

4.         Médica mais antiga -  Solange Carvalho De Oliveira

5.         Funcionária administrativa mais antiga: Sandra Maria Paulo

6.         Técnica de enfermagem mais antiga - Maria Rosalina da Silva

7.         Empresa Voluntária -  Comercial Vita Norte  - Cadan, presidida por  Antônio Fernando Silvestre Ribeiro

8.         Capelão voluntário -  João Batista Rodrigues

9.         Capelão do Hospital -  Ismael Clóvis

10.      Voluntária mais antiga -   Risolene Noya Oliveira

11.      Diretor da Junta Administrativa do Hospital  - Severino do Ramos da Silva

12.     Ex-diretora do Hospital e voluntária - Benigna de Holanda Cavalcanti – Irmã Beninha

13.      Coordenadora de enfermagem - Maria Solange

14.      Enfermeira coordenadora do bloco cirúrgico - Inara Conceição

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 14.08.2023