Câmara presta homenagem à cultura popular em reunião solene

A cultura popular foi alvo de uma celebração promovida pela Câmara do Recife na noite desta quarta-feira (2). Por iniciativa do vereador Hélio Guabiraba (PSB), afoxés, bois, blocos de samba, maracatus, cirandas, artistas, produtores e outros representantes da cultura popular pernambucana foram homenageados no plenário da Casa de José Mariano. O vereador Rinaldo Junior (PSB) presidiu a reunião solene.

Além dos dois parlamentares, compuseram a mesa de honra do evento o presidente da Fundação de Cultura da Cidade do Recife, Marcelo Canuto; a representante da Secretaria de Cultura do Recife, Carmem Lélis; a coordenadora do Grupo Afro Raízes de Quilombo, Conceição dos Prazeres; e a matriarca rainha do Maracatu Estrela Brilhante, Marivalda dos Santos.

Ao subir à tribuna para proferir o seu discurso, Hélio Guabiraba lembrou que, na terça-feira (1º), foi celebrado o Dia do Maracatu. Além disso, nesta quarta-feira, seria comemorado o aniversário do percussionista Naná Vasconcelos, falecido em 2016.

“Sabemos que a cultura é essencial, é viva nos corações dos recifenses e pernambucanos para sempre. Juntar os nomes da cultura popular é uma honra. Porque eu iniciei minha vida na cultura como marcador de quadrilha. Aos 17 anos, eu já dançava na quadrilha Sozinha na Roça”, lembrou o parlamentar no pronunciamento. “Quero agradecer a todos os segmentos que fizeram com que a história da nossa cidade permanecesse viva e passaram para as novas gerações. E, como vereador do Recife, coloco meu mandato à disposição da cultura".

Após o discurso, o vereador fez a entrega de diplomas a 54 homenageados da noite, escolhidos entre os diversos segmentos da cultura popular, pelo seu gabinete. Hélio Guabiraba destacou que, entre as pessoas homenageadas, estavam os fazedores de cultura de diversas cidades da Região Metropolitana, não se limitando apenas aos produtores do Recife. A intenção, disse, era festejar a cultura de todos o Estado. A lista dos homenageados está abaixo.

Na sequência, a coordenadora do Bloco Afro Raízes do Quilombo, Conceição dos Prazeres, fez suas colocações em nome dos homenageados. “Hoje, não sou apenas Conceição dos Prazeres, mas sou também o Bloco Raízes de Quilombo, sou a Orquestra dos Prazeres, todos os blocos afros que fazem parte do coletivo, e todos os grupos culturais aqui homenageados. Por isso, estou muito feliz com esta homenagem prestada à cultura popular. Agradeço ao vereador Hélio por esta inciativa e espero que ela seja contínua”.

Conceição dos Prazeres disse esperar que outros grupos populares "sejam lembrados, enaltecidos e reverenciados" em próximas edições da solenidade. “Para a minha família, a família Prazeres, a cultura popular é uma filosofia de vida. Quem está à frente de uma agremiação, sabe da luta para se gerir um bloco, para se pensar, para enaltecer a cultura popular. Afinal, este é o legado que recebemos e  que queremos deixar para o futuro”. Ela acrescentou que cada grupo que esteve na Câmara do Recife entende de gestão de pessoas e de negócios, sobretudo quando se aproximam os ciclos festivos. Após elogiar os grupos homenageados, ela questionou: “O que seria do Carnaval pernambucano sem a cultura popular?”

O presidente da mesa, vereador Rinaldo Junior fez suas colocações finais. Ele disse que foi acertada a decisão de realizar a reunião solene para valorizar a cultura popular, na Câmara do Recife. “Para mim foi um prazer presidir essa solenidade, pois eu também tenho identidade com esse tema. Sou o autor da Lei Municipal 18.534, que criou o Dia da Cultura Popular, em 2 de maio”. No final, o vereador convidou a todos para acompanharem o Hino da Cidade do Recife, encerrando a reunião.

 

Homenageados na solenidade: 

Afoxé Oxum Pandá

Associação Carnavalesca dos Caboclinhos e Índios de Pernambuco

Associação Cultural Pitú na Roça

Associação dos Maracatus de Baque Solto de Pernambuco

Associação dos Maracatus Nação de Pernambuco

Balé Popular de Recife

Banda de Pífanos Zabumba do Mestre Chimba

Bandeira N. Srª De Sant'ana

Bloco Afro Raízes de Quilombo

Bloco de Samba Reggae Obirin

Bloco de Samba Turma do Saberé

Bloco Lírico O Bonde

Boi Treloso

Ricco Serafim – Brincante e produtor cultural

Cavalo Marinho Boi Matuto de Olinda

Ciranda Imperial

Ciranda Rosa Vermelha do Recife

Clube Carnavalesco Mixto Bola de Ouro

Clube Carnavalesco Mixto Seu Malaquias

Clube de Frevo Prato Misterioso

Coco de Juremá

Osmar Barbalho – Consultor cultural

Ladjane Silveira – Documentação/Fundarpe

Escola de Samba Gigante do Samba

Roberto Carlos – Empresário artístico

Família Salustiano e a Rabeca Encantada

Fernanda Cristina Silva Ferreira – Assessoria cultural

Paulinho Mafe – Gestor da Casa do Carnaval do Recife

Grupo de Dança Zenaide Bezerra

Grupo Voz Nagô

Instituto Brasileiro do Frevo

Instituto Tia Luiza

Lima Neto – Locutor artístico da Cultura Popular

Ana Paula Guedes – Locutora artística da Cultura Popular

Lucas e Orquestra dos Prazeres

Maracatu Cambida da Lagoa

Maracatu de Baque Solto Cruzeiro do Forte do Recife

Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu

Maracatu Estrela Brilhante do Recife

Mestre Pinha Brasil e o Coco Virado

Orquestra Popular do Recife

Pastoril Giselly Andrade

Marcelo Canuto – Presidente da Fundação de Cultura da Cidade do Recife

Marcos do Farol da Vila – Produtor Cultural

Jadion Helena – Produtora Cultural

Quadrilha Junina Tropical Dance

Quadrilha Junina Origem Nordestina

Reisado Imperial

Ricardo Belo e Trio

Ricardo Mello – Secretário de Cultura da Cidade do Recife

Tribo de Caboclinho Taquaraci

Tribo Indígena Tapirapé

União dos Afoxés de Pernambuco

Urso Cangaçá de Água Fria 

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 02.08.2023