Câmara promove homenagem a alunos da Uninassau por trabalho de análise de legislação sobre acessibilidade

Um grupo de alunos e professores dos cursos de Arquitetura e Direito do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau) recebeu, na tarde desta terça-feira (22), uma homenagem da Câmara do Recife por um trabalho de análise da legislação municipal referente à acessibilidade. A reunião solene foi promovida por iniciativa do vereador Paulo Muniz (SD), que também é o propositor do estudo de atualização das leis da capital. A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) presidiu a cerimônia.

Ao ocupar a tribuna para fazer as suas considerações, Paulo Muniz explicou que o seu mandato conduz um esforço de “revogaço” de leis municipais que perderam a razão de ser ou que não são aplicadas devidamente. De acordo com ele, a ideia surgiu a partir de uma iniciativa similar promovida na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú (SC). “Recife tem mais de 19 mil leis em vigor. Às vezes, eu estou na academia, andando na rua, e uma pessoa me pergunta: Paulo, quantas leis você propôs? O Recife já tem mais de 19 mil leis. Qual a necessidade de propor mais leis?”, questionou.

Segundo Muniz, ao buscar uma parceria com o diretor de governança social da Uninassau, Sérgio Murilo Filho, ficou decidido que o estudo seria focado no tema da acessibilidade. E, após a realização da pesquisa, surgiu a necessidade de homenagear os participantes da iniciativa. “Foi um tema que toca a ele e toca a mim: pessoas com deficiência. O nosso gabinete trabalhou, separou 80 leis”, relatou. “A gente viu vários assuntos, mas pegamos o tema da pessoa com deficiência e trouxemos para que os alunos de Arquitetura e Direito pudessem avaliar. E a gente, hoje, quer fazer uma homenagem, um agradecimento. Esta Casa é a Casa de vocês”.

Dois professores e onze estudantes receberam certificados de homenagem durante a solenidade. Após a entrega das comendas, o coordenador do curso de Direito da Uninassau, Luann Matheus da Silva Oliveira, subiu à tribuna para tecer agradecimentos.

No pronunciamento, o coordenador fez um relato sobre a relevância do projeto e a capacidade da educação para o processo de inclusão de pessoas. “Paulo, quando chegou com o projeto na Uninassau, a gente via que os seus olhos brilhavam”, afirmou. “Acho que os alunos, hoje, percebem o quão importante é o trabalho que eles fizeram. Hoje eles estão ocupando o local dos vereadores, um local muito requisitado e de grande honra”.

Ao encerrar a solenidade, a vereadora Ana Lúcia – que é professora de carreira da rede municipal de ensino do Recife – também disse que iniciativas como aquela representam experiências valiosas para os alunos e um retorno aos professores pelo seu trabalho. “Essa é a nossa riqueza. É vê-los sucedendo, fazendo carreira, sendo profissionais. É nessas histórias que a gente se realiza”, disse. “Isso virou um grande estudo. Quantos de vocês vão poder dizer, na história profissional, que fizeram parte de um projeto grandioso, que tornou a cidade do Recife uma cidade atualizada com as suas legislações?”

Alunos homenageados participantes do projeto de parceria do Revogaço:

  1. Débora Lima de Moura Ferreira
  2. Fernanda de Brito Ricken
  3. Gabriel Davids Falcão Santos
  4. Gisélia Farias
  5. Isadora Gomes Marinha Valença Ferreira
  6. Ivana Daniella Monteiro da Silva
  7. João Victor Lima Calixto da Silva
  8. Michele Cristina da Silva
  9. Miriam Bezerra de Souza
  10. Richard Rodrigues Rocha
  11. Tálita Amancio Gomes da Cosa

 

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

 

Em 22.08.2023