Cida Pedrosa fala sobre a Marcha das Margaridas

Uma das maiores manifestações de mulheres trabalhadoras de todo o País, a Marcha das Margaridas, ocorrida na semana passada, em Brasília, contou com representação da Comissão da Mulher da Câmara Municipal do Recife. Foi o que relatou a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), presidente do colegiado no Poder Legislativo Municipal, na reunião plenária realizada na manhã desta segunda-feira (21). “Foi uma honra participar daquele que foi o maior ato popular envolvendo mulheres, em toda a América Latina. Havia mais de 100 mil mulheres em Brasília”, afirmou.

Outras vereadoras da Câmara Municipal do Recife, Elaine Pretas Juntas (PSOL) e Liana Cirne (PT), também participaram do evento, segundo afirmou Cida Pedrosa. “Foi uma marcha absolutamente importante para nós. Esta Câmara esteve representada por nós três. Mas, lá havia vereadoras de todo o País, numa marcha que reunia mulheres ribeirinhas, da floresta, das cidades. Estávamos juntas para dizer que existimos”, afirmou. A marcha tem se realizado a cada quatro anos. “Entregamos para o presidente Lula, que é um parceiro de nossa luta, a nossa agenda para os próximos quatro anos”.

Cida Pedrosa informou que o presidente Lula “assumiu um pacto nacional de prevenção ao feminicídio. E junto com pacto, a criação de uma comissão nacional para discutir a prevenção para tratar dessa questão”. Segundo ela, Lula também assinou um decreto que cria os quintais produtivos, que são “a possibilidade de termos uma agricultura familiar e doméstica não somente nos campos como também nas cidades”. Os quintais produtivos vão permitir às famílias desenvolver, por exemplo, hortas, fruteiras, jardins e plantas medicinais. “Nossa alimentação depende da agricultura familiar e não do agronegócio”, disse a parlamentar.

A vereadora comentou, ainda, que dessa forma “foi assinado o decreto que cria cidadania e bem viver para a mulher rural”.  Cida Pedrosa concluiu fazendo um comentário geral sobre a Marcha das Margaridas, dizendo que “marchamos naquele dia pelo bem viver e reconstrução do Brasil. Brasília ficou completamente lilás”. Ela lembrou que esteve na primeira marcha, participando das comissões das mulheres trabalhadoras rurais. “Hoje, temos secretarias de mulheres em todo os sindicatos do Brasil”, lembrou.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.


Em 21.08.2023.