Elaine Pretas Juntas formula votos de aplauso a entidades ligadas à juventude e ao enfrentamento às chuvas

A Câmara do Recife aprovou nesta segunda-feira (21) um conjunto de 21 requerimentos de autoria da vereadora Elaine Pretas Juntas (PSOL) que concedem votos de aplausos a diversas entidades sociais ligadas a pautas da juventude e, também, a instituições que atuaram no contexto das chuvas em prol da população recifense. Durante a discussão na reunião plenária, a parlamentar subiu à tribuna da Casa para defender a aprovação das homenagens. Na ocasião, ela ainda lamentou a morte da liderança quilombola Mãe Bernadete, assassinada dentro de um terreiro em Simões Filho (BA), na região metropolitana da capital baiana, na quinta-feira (17).

A respeito das instituições que atuaram durante as chuvas, Elaine Pretas Juntas salientou a situação de vulnerabilidade da população periférica do Recife e a necessidade de a sociedade civil se organizar para acolher esse público, tendo em vista a escassez de políticas públicas. “Todas nós sabemos que as periferias são compostas, na sua grande maioria por mulheres negras, da classe trabalhadora e que chefiam cada vez mais e sozinhas suas famílias. A mulher negra é a cara das desigualdades. São nas periferias que se concentram as mortes e pessoas desabrigadas em decorrência das fortes chuvas, território onde o racismo ambiental se faz mais visível. E o inverno de 2022 não nos deixa mentir”.

A parlamentar classificou a conduta das organização de “atitudes nobres de solidariedade e de defesa dos Direitos Humanos”. Foram aprovados votos de aplauso para as entidades Centro Comunitário Mário de Andrade, Coletivo Boca no Trombone, Caranguejo Tabaiares, Comunidade da Linha Resiste, Ibura Mais Cultura, Sargento Perifa, Espaço Mulher Passarinho, Espaço Cultural das Marias, Gris Solidário, e Rede Tumulto.

Ao tratar das instituições que trabalham com a pauta da juventude, Elaine Pretas Juntas mencionou a passagem do Dia Internacional da Juventude, que ocorreu em 12 de agosto. “É uma data para refletir sobre as oportunidades e os desafios enfrentados pelos jovens em todo o mundo, especialmente as negras e os negros, das que compõem a comunidade LGBTQIAPN+ e periféricos”.

Segundo a vereadora, as “organizações que trabalham com juventude no Brasil têm um papel importante na formação de uma geração politicamente engajada, informada, consciente de seus direitos e capaz de contribuir positivamente para um Brasil digno e justo”. Foram agraciados com votos de aplauso por essa atuação o Coletivo de Juventude Negra Cara Preta, Fala Alto, Favelas Camarás, Iputinga Sociocultural, Jenipapo em Foco, Ocupe a Praça Camará, Ibura Mais Cultura, Equipe Técnica de Assessoria Pesquisa e Ação Social (Etapas), Fórum de Juventudes de Pernambuco, Recital Boca No Trombone, e Rede Tumulto.

Ao final do pronunciamento, Elaine Pretas Juntas solicitou que o plenário fizesse um minuto de silêncio em memória da yalorixá Maria Bernadete Pacífico. “Bernadete é uma liderança do Quilombo Pitanga dos Palmares, era coordenadora da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (Conaq) e ex-secretária de Promoção da Igualdade Racial do município”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 21.08.2023