Elaine Pretas Juntas repercute Marcha das Margaridas

A 7ª Marcha das Margaridas, que aconteceu em Brasília (DF) nos últimos dias 15 e 16, foi repercutida pela vereadora Elaine Pretas Juntas (PSOL) durante a reunião plenária desta terça-feira (22). Na tribuna da Câmara do Recife, ela informou que o evento deste ano, com o tema “Pela reconstrução do Brasil e pelo bem viver”, foi o primeiro em que ela compareceu. “Esse ano eu pude participar da Marcha, denunciando todas as injustiças e propondo políticas e serviços pela reconstrução do Brasil e pelo bem viver”, disse.

Elaine Pretas Juntas ressaltou a importância da representatividade do movimento e disse que Pernambuco foi a segunda maior delegação de mulheres da área Rural e da cidade presentes no ato. “Ontem eu pedi um minuto de silêncio pelo assassinato da Yalorixá Maria Bernadete Pacífico, uma liderança morta nesse fim de semana, na Bahia. Como tantas outras mulheres que tombaram Margarida e Bernadete carregam consigo a força da resistência”, afirmou. 

A vereadora contou que Margarida Maria Alves, que dá nome à marcha, foi convidada para presidir o Sindicato de Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande, na Paraíba, em 1983 e, ao confirmar seu nome ao cargo, foi assassinada na frente do filho de oito anos. “Margarida tinha 50 anos e era a primeira mulher a presidir um sindicato no Brasil”, disse.

Por falar em “bem viver”, um outro tema abordado pela parlamentar foi o preconceito com as pessoas com deficiência. Segundo ela, é preciso sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas e combater o preconceito e a discriminação. “Precisamos de uma lei, a Lei nº 13.585/2017 [Que institui a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla]. Todas e todos vocês sabem que esse tema é muito caro para mim e minha `'mandata". Esse ano eu pude participar da Marcha das Margaridas, em Brasília denunciando todas as injustiças e propondo políticas e serviços pela reconstrução do Brasil e pelo bem viver”. 

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 22.08.2023