Em audiência pública, Câmara discute situação do programa Academia da Cidade

Corridas e caminhadas, aulas de ginástica, jogos, dança, lutas, exercícios, orientação nutricional a hipertensos, diabéticos, obesos e cardiopatas. Essas são algumas das atividades desenvolvidas pelo programa Academia da Cidade, da Prefeitura do Recife, que foi tema de uma audiência pública promovida nesta terça-feira (15) pela Câmara Municipal, por iniciativa do vereador Tadeu Calheiros (Podemos). Lotado, o plenarinho do Poder Legislativo sediou uma discussão sobre alguns dos problemas enfrentados pelos polos do programa.

“Isto aqui é mais que uma audiência. É um ato público de pedido, de incentivo para investir na Academia da Cidade”, afirmou Tadeu Calheiros ao abrir o evento. “Se a gente tivesse que escolher um único elemento que promovesse mais saúde para a vida das pessoas, esse elemento seria a atividade física”.

Além de Calheiros, compuseram a mesa da audiência a 1ª Vice-presidente do Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região (CREF12), Nillúzia Arruda; o presidente da Associação dos Profissionais de Educação Física (APEF), Ícaro Carvalho; o representante da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Tony Meireles; o representante da Escola Superior de Educação Física (ESEF) da Universidade de Pernambuco (UPE), Mauro Virgilio Gomes; a representante do Conselho Municipal de Saúde, Sulamita Mendonça; e a coordenadora do Programa Academia da Cidade, Tatiana Ferraz. O vereador Alcides Cardoso (PSDB) também esteve presente.

De acordo com Tadeu Calheiros, uma ação conjunta entre a equipe de seu mandato e a APEF mapeou as principais carências dos polos do programa. “A gente visitou os 42 polos da Academia da Cidade. A gente conhece a estrutura física, a gente conhece onde está faltando profissional, se tem ou não ferista, se tem ou não lona, se tem ou não som”.

Outra questão destacada durante a audiência foi a percepção de que há diferenças nas atenções dadas ao programa Academia da Cidade e ao programa Academia Recife, que é voltado ao acesso gratuito a equipamentos de musculação e a instrutores profissionais.

A disparidade foi um dos pontos levantados por Nillúzia Arruda. A 1ª vice-presidente do CREF12 ainda cobrou a nomeação de servidores concursados e frisou que o investimento em saúde significa prevenção – e, logo, economia de recursos futuros. “As Academias da Cidade e as Academias Recife têm que ter um objetivo comum. Essa dicotomização de processos e de gestão não pode acontecer de forma que a intervenção seja prejudicada e que os profissionais que estão atuando não tenham consciência do que estão fazendo”.

Por meio de uma apresentação digital, Ícaro Carvalho fez comentários sobre a situação de desinvestimento que, de acordo com ele, afeta as Academias da Cidade. O presidente da APEF explicou que a situação fez surgir o movimento Bora Resolver, que pede soluções definitivas aos problemas verificados. Dentre as demandas mencionadas por ele, estão a necessidade de reposição de materiais, equipamentos e mobiliário, além da reforma e manutenção dos espaços, a contratação de estagiários, a recomposição e ampliação do quadro de profissionais, medidas de segurança nos polos, e melhorias salariais.

“Há alguns equipamentos que começaram a chegar, algumas reformas que começaram a acontecer em alguns polos, uma [melhoria na] qualidade de alguns materiais que começaram a chegar”, reconheceu. “E eu não posso deixar de acreditar que isso já é fruto desse movimento que a gente começou a fazer lá no início do ano, procurando a gestão, a Secretaria de Saúde, a Câmara, procurando sempre dialogar. Falta de diálogo não é, o problema não é a gente não ser ouvido. É, realmente, dar resolutividade às coisas”.

Para Tatiana Ferraz, o sucesso de público da audiência dá uma amostra do afeto que a população nutre pela Academia da Cidade. “A gente ama o programa. Não tem nenhum questionário que eu conheça que possa medir esse sentimento, essa vontade de vir aqui pedir por melhores condições. Queria fazer esse destaque e agradecer aos usuários. É muito mais do que uma audiência. É uma manifestação de amor”.

De acordo com a coordenadora, a Prefeitura deve inaugurar em breve três polos da Academia da Cidade: um no bairro da Mangueira, o segundo no Poço da Panela e o último no Pina. Ferraz também informou que novos estagiários contratados devem iniciar suas atividades a partir do dia 5 de setembro. A respeito dos materiais a serem repostos, ela afirmou que uma parte já chegou aos polos e a parcela restante está em processo de encaminhamento.

Na audiência, foi concedido espaço para que o público – composto por usuários e servidores – se pronunciasse sobre a suas demandas e dessem o seu depoimento sobre os benefícios do programa Academia da Cidade.

Ao final do evento, o vereador Tadeu Calheiros mencionou os seus encaminhamentos. Dentre eles, estavam o envio de um compilado de requerimentos em prol da Academia da Cidade e o pedido de elaboração de um cronograma de abertura de novos polos.

“A gente sai muito mais rico do que entrou, muito mais satisfeito por ouvir o quanto os profissionais da cidade do Recife fazem com tão pouco”, comentou o parlamentar. “Imagine se tivessem um olhar de maior valorização, imagine se tivessem melhores condições?”

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 15.08.2023