Escola do Legislativo assina acordo de cooperação técnica com a Escola da PCR
Durante a assinatura do acordo, a Câmara Municipal do Recife foi representada pelo presidente , vereador Romerinho Jatobá (PSB); pelo presidente da Escola do Legislativo, vereador Zé Neto (PROS), e pelo coordenador geral da Escola, Robertson Barros. Assinou pela Prefeitura do Recife, o secretário Executivo de Gestão de Pessoas, Bruno Carneiro; a gerente da Escola de Governo da Prefeitura da Cidade do Recife, Renata Cavalcanti; e a gerente geral de Gestão de Pessoas da Prefeitura do Recife, Teresa Collier.
“É muito importante a assinatura desse acordo porque estreita a relação do Legislativo com o Executivo. A nossa Escola é recente, pois a implantamos nesta Legislatura. A da Prefeitura já está consolidada. Tenho certeza de que esse convênio vai render frutos e contribuir para qualificar os servidores e, assim, servir melhor ao povo do Recife”, disse Romerinho Jatobá. Ele também se colocou à disposição da Escola de Governo, para capacitação mútua. Os cursos, que podem ser oferecidos trimestralmente, são gratuitos. O acordo tem duração de dois anos.
O secretário Bruno Carneiro afirmou que o cronograma é montado a partir da escuta dos servidores. “Uma grade de cursos será montada e disponibilizada para os servidores. O primeiro, que disponibilizaremos em breve, surgiu a partir de uma demanda dos próprios servidores, que é em relação à folha de pagamentos”, disse. Dentro desse critério de atender às demandas, outros cursos já foram ofertados pela Escola de Governo, nas áreas de compras, de pessoal, e até mesmo na área emocional. Os servidores podem se inscrever nos cursos através do portal da Escola de Governo.
O vereador Zé Neto afirmou que está sendo realizada uma pesquisa com os servidores do Legislativo, através de e-mail e grupos de trabalho no WhatsApp, para identificar as necessidades e, assim, formatar uma grade de cursos. “Estamos aguardando as respostas para definir os cursos que poderão ser oferecidos. A ideia é ofertar cursos que possam qualificar os servidores”, disse. A Escola do Legislativo do Recife tem como objetivo a formação e a capacitação dos servidores visando o aprimoramento dos trabalhos da Câmara Municipal.
O coordenador geral da Escola do Legislativo do Recife, Robertson Barros, afirmou que ela foi criada na Câmara Municipal do Recife em 2021, mas ficou até o ano passado em processo de estruturação. “Somente este ano, a Escola começou a oferecer cursos aos nossos servidores”, afirmou. Este ano já houve a 1ª Jornada Interna para os Servidores (apresentação da Casa e as tramitações dos processos legislativos) para os servidores dos novos vereadores; além do Minicurso de Língua Portuguesa voltado para o processo legislativo, ministrado pelos professores Eliana Andrade e Gabriel Melo. “Temos buscado celebrar acordos com outras escolas estratégicas como o Instituto Legislativo Brasileiro (do Senado), Escola de Contas (Tribunal de Contas do Estado) e Escola do Legislativo de Pernambuco (Assembleia Legislativa).
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 22.08.2023.