Escola do Legislativo do Recife promove minicurso de Língua Portuguesa

Proporcionar o aperfeiçoamento no preparo de proposições, como requerimentos e projetos de lei, além de reconhecer tipologias textuais, linguagens padrões e variações linguísticas. Estes são alguns objetivos do Minicurso de Língua Portuguesa Aplicada ao Processo Legislativo promovido pela Escola do Legislativo do Recife. O evento ocorre em dois dias, nesta quarta (9) e quinta-feira (10), no plenarinho da Câmara Municipal e é destinado a servidores de gabinetes e de departamentos da Casa de José Mariano.

A mesa de início dos trabalhos foi composta pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Romerinho Jatobá (PSB); o presidente da Escola do Legislativo, vereador Zé Neto (PROS);  o vice-presidente da Escola, vereador Alcides Cardoso (PSDB) e o diretor do Departamento Legislativo da Câmara, Paulo Rogério Nascimento. Também fizeram parte da mesa, os servidores da Casa que atuam na Escola do Legislativo do Recife: Robertson Barros, que é o coordenador geral,  e Rafael Branco, coordenador pedagógico. As palestras do Minicurso foram proferidas por Gabriel Gomes de Melo, Mestrando em Estudos da Linguagem Letras (UFRPE) e a professora Eliana Andrade, Linguista da Câmara  do Recife.

Segundo Romerinho Jatobá, a iniciativa tende ao aperfeiçoamento dos trabalhos que são prestados às pessoas da cidade. “É muito importante esse momento junto com os servidores das Câmara e estamos dando um grande passo nesse curso de língua portuguesa. Procuramos outras parcerias e entes do poder público procurando melhorar a qualificação dos nossos servidores. Estamos cada vez mais aprimorando as técnicas legislativas e conhecimentos aos que compõem os gabinetes, aos que formulam leis, para que possam entregar projetos mais adequados à população do Recife”.     

O vereador Zé Neto destacou  a Escola do Legislativo do Recife como uma oportunidade positiva aos servidores que fazem parte de todos os gabinetes da Câmara.  “É um momento histórico da Casa e gostaria de agradecer ao presidente Romerinho Jatobá por meu nome ter sido escolhido como presidente da Escola. É uma ação pioneira e um motivo de muita alegria e que fortalece o poder. Temos parcerias com o Senado Federal, Assembleia Legislativa de Pernambuco, e demais órgãos futuramente, e entramos numa fase de formatação da grade de cursos. Fizemos a escuta dos servidores, por meio de uma pesquisa, porque entendemos que fortalecendo o servidor, fortalecemos, consequentemente, o Poder Legislativo”.    

Robertson Barros, coordenador geral da Escola do Legislativo, ressaltou que haverá mais ações e que as aulas ajudam no processo de criação dos projetos de lei. “ A Escola do Legislativo está estruturando uma sequência de cursos para a Casa e esse minicurso é um pontapé para futuras atividades.  E a ideia é a de que sempre se apresentem temas contribuindo para uma apresentação mais excelente dos projetos de lei. Teremos, ainda, um curso de Técnicas Legislativas e Processos Legislativos”.

Eliana Andrade, Linguista da Câmara, explicou algumas orientações dadas no minicurso. “O intuito nosso é partir de uma ideia mais ampliada da língua, passando por linguagem, interlocutores, elementos da comunicação até que a gente chegue nos nossos gêneros textuais que são feitos aqui, na Casa. Abordaremos como melhorar os desafios no momento da construção dos projetos e a ideia futura é a de que a gente ministre cursos sobre problemas mais pontuais como coesão, coerência, emprego da pontuação, além de outras questões”. 

Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.

Em 09.08.2023