Felipe Alecrim repercute posse eclesial do novo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson

A posse eclesial do novo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson, ocorrida no domingo (13), foi tema do discurso do vereador Felipe Alecrim (PSC), durante a reunião plenária da Câmara Municipal desta segunda-feira (14). “Eu desejo que o seu pastoreio seja abençoado por Deus, são os dons do Espírito Santo para que ele tenha sabedoria para conduzir todo esse rebanho”. O parlamentar falou também sobre a necessidade da atenção aos requerimentos aprovados na Casa.

Sobre a chegada do novo arcebispo Dom Paulo Jackson, o vereador Felipe Alecrim aspirou boa sorte nos trabalhos à frente da Arquidiocese de Olinda e Recife e agradeceu pela passagem de Dom Fernando Saburido. “Ele teve uma forma de construir o reino de Deus aqui e, agora, está indo ao encontro das pessoas, especialmente dos mais necessitados”, afirmou. 

O outro tema abordado pelo parlamentar foi a decisão do Conselho Nacional de Saúde, da diretriz que garante a “intersetorialidade nas ações de saúde para o combate às desigualdades estruturais e históricas com ampliações de políticas sociais e de transferência de renda, com a legalização do aborto e a legalização da maconha no Brasil”. 

Segundo ele, o posicionamento da Igreja Católica sobre o tema foi importante porque traz um pedido feito no primeiro dia que abre a Semana Nacional Pela Família, iniciada nesse domingo (13) e que vai até o próximo dia 18. “Foi enviada uma carta ao episcopado brasileiro pedindo uma prece em favor da vida. É a Igreja se posicionando como tem que se posicionar: em favor da vida”, disse. 

Ainda de acordo com Felipe Alecrim, a Igreja Católica busca a construção de políticas públicas que garantam a vida. “E o nosso mandato tem esse dever, essa missão de lutar em favor da vida, da família, dos valores cristãos. Existem dois projetos de lei de nossa autoria que versam sobre o tema, um deles é a Entrega Legal, que tem como objetivo dar visibilidade para as pessoas que abandonam os filhos, cometem crimes. O outro, que já é lei, é a Semana Pela Vida, celebrada na primeira semana de outubro, culminando com o Dia do Nascituro”. 

Sobre os requerimentos - No grande expediente da reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, o vereador Felipe Alecrim (PSC) retornou à tribuna para lamentar que os requerimentos aprovados na Casa “não são atendidos” e que há uma comparação crítica em relação ao tempo dos governos de Raquel Lyra e o de João Campos. “Muitos vereadores dessa Casa, quando vão tratar de situações do governo do Estado, dizem que o tempo em que a governadora Raquel Lyra e Priscila Krause já é longo demais. Mas, para tratar dos problemas do Recife e dar a solução que precisa na vida das pessoas, alegam que a gestão de João Campos só começou há dois anos e meio”.

Felipe Alecrim destacou o valor do papel dos vereadores de oposição na Câmara Municipal do Recife e que existem problemas para serem solucionados na capital pernambucana pela gestão municipal. “Os vereadores de oposição também cumprem um papel essencial, assim como os da situação, que é o de ir ao encontro das pessoas, ouvir as suas necessidades e buscar soluções. A Prefeitura precisa nos ouvir e colocar em prática o atendimento, a demanda das pessoas, principalmente daquelas que vivem em situação de vulnerabilidade social. O nosso mandato tem um olhar muito voltado para essa realidade e o que nós podemos observar, naquilo que envolve a ação social, é que a situação é precária. A cada dia, quando você anda nos bairros da cidade, vemos o número de pessoas que vivem uma situação degradante, aumentando o próprio censo populacional das pessoas que vivem em situação de rua. Temos o projeto chamado Gabinete na Rua que busca estar nas comunidades e ouvindo as pessoas. Temos barreiras que estão prestes a cair, já houve deslizamentos e é preciso uma ação urgente”.

No aparte, a vereadora Aline Mariano (PP) ressaltou que é preciso admitir os avanços da gestão do prefeito do Recife João Campos e que não há comparação com a gestão estadual. “Discordo quando dizem que o governo de João Campos esteja discriminando ‘a’ ou ‘b’. Desafio algum vereador que tenha tentado marcar uma reunião com algum secretário, principalmente com a Secretária de Infraestrutura da cidade, Marília Dantas, e que ela não tenha recebido da mesma forma que recebe os que fazem parte da base. Também é injusto dizer que o prefeito João Campos não tem trabalhado. Lógico que existe déficit em todas as áreas, ninguém está aqui para dizer que está tudo resolvido na cidade, mas existiram, de fato, entregas à cidade. João Campos tem feito o que nenhum prefeito fez em relação ao montante de ações. Na área de educação, copiando o Ganhe o Mundo, ou na área de saúde, com as estruturas dos prédios reformados. O que não começou, realmente, foi o governo Raquel Lyra. Não tem como comparar. Um governo que, em sete meses, três secretários caíram”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife. 

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 14.08.2023