Flávio José de Amorim é o mais novo Cidadão do Recife

A Câmara Municipal do Recife concedeu ao advogado e maçom Flávio José de Amorim, na noite desta quarta-feira (23), o Título de Cidadão do Recife, a partir de uma iniciativa do vereador Samuel Salazar (MDB). “Hoje, estamos aqui reunidos para um momento de reconhecimento e homenagem a alguém que, com sua trajetória notável e dedicação incansável, tem contribuído de forma significativa para a nossa cidade”, afirmou o parlamentar. A solenidade foi presidida pelo vereador Victor André Gomes (União Brasil).

Além do presidente da solenidade, do vereador autor da iniciativa e do homenageado, fizeram parte da mesa solene o Grão Mestre do Grande Oriente de Pernambuco, Geraldo Luciano; o Grão Mestre do Grande Oriente Independente de Pernambuco, Guilherme de Queiroz Ribeiro; e o cônsul honorário do Consulado do Paraguai, Guillermo Insfrán. Após a execução do Hino Nacional, Samuel Salazar fez o discurso de saudação, ressaltando as qualificações de Flávio José de Amorim.

Como profissional liberal da advocacia, Flávio Amorim atua em processos nos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas. Enquanto maçom, ele é Grão-Mestre da Grande Loja de Pernambuco, reeleito para o triênio 2022-2024. O vereador Samuel Salazar pontuou que o homenageado nasceu em Caruaru-PE, em 1972, “e carrega consigo uma história honrosa, uma jornada de dedicação que merece ser destacada”.

O vereador ressaltou que Flávio Amorim deu os “primeiros passos na busca pelo conhecimento  na Escola Dom Miguel de Lima Valverde, onde iniciou seus estudos primários aos sete anos de idade, e posteriormente, no Colégio Sete de Setembro, concluindo tanto o Ensino Fundamental quanto o Ensino Médio”.

Aos 18 anos, disse o vereador, Flávio Amorim ingressou no Serviço Militar Nacional obrigatório como Soldado do Exército Brasileiro. Ele serviu em Jaboatão dos Guararapes e em 1993, mudou-se para o Recife, mais precisamente para o bairro Jardim São Paulo. Foi Sargento do Exército entre 1993 e 1996, atuando no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Recife (CPOR/R), no Bairro de Casa Forte.

“Posteriormente, ele fez a transição para a vida civil, ingressando na área jurídica, onde mostrou grande competência e engajamento”. Bacharel em Direito, foi aprovado no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil, em 2003, passando a militar na área criminal e em Direito de Família. Também foi Advogado da Prefeitura Municipal de Agrestina (PE) entre 2005 e 2008. Como profissional liberal da Advocacia, atua em processos nos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas.

Casado desde 2002 com Nelma de Medeiros, teve quatro filhos: Wkellison Medeiros, Flávia Amorim, Iris Amorim e Nívia Amorim. Tem, ainda, cinco netos: Esther, João Gabriel, Ayla, Pedro Artur, José Victor e João Luiz. “Além de sua carreira profissional, Flávio também tem se destacado em sua atuação maçônica. Seu envolvimento e liderança em diversas lojas maçônicas, bem como sua dedicação a uma variedade de ritos, atestam seu compromisso com os valores da fraternidade e busca pelo conhecimento”.

O legado de Flávio José de Amorim, de acordo com Samuel Salazar, “se estende para além das fronteiras de sua cidade natal. Seus feitos profissionais, sua dedicação à sua comunidade, sua atuação como defensor da justiça e sua liderança na maçonaria demonstram sua capacidade de fazer a diferença e inspirar outros a seguirem um caminho de honra e comprometimento”.

Samuel Salazar encerrou dizendo que, como vereador do Recife, ”é uma grande honra estar aqui e conceder ao amigo, Flávio José o título de Cidadão do Recife. Este é um reconhecimento modesto diante de sua grandeza, mas é um testemunho da nossa gratidão e apreço por sua contribuição à nossa comunidade. Que sua trajetória continue inspirando-nos a construir um futuro melhor, com solidariedade, conhecimento e serviço à nossa cidade”.

Após o discurso, um vídeo foi exibido no telão do plenário, com um perfil de Flávio José Amorim, desde sua infância em Caruaru até os dias de hoje, como Grão Mestre da Grande Loja Maçônica de Pernambuco. Na sequência, o vereador Samuel Salazar entregou o Título de Cidadão do Recife, que consiste num diploma e uma medalha, a Flávio José de Amorim. Em seguida, o mais novo recifense ocupou a tribuna e fez suas colocações.

Ele falou de improvido, agradeceu “à proposição desta Casa, na pessoa de Samuel Salazar. E também ao secretário Gerson Alves, que fez a articulação da Ordem Maçônica com esta Casa Legislativa”. Ele afirmou que era “uma honra e uma grande alegria” receber o Título de Cidadão do Recife, “cidade onde cheguei nos idos dos anos 1990”. Lembrou que, depois de formado como advogado, defendeu “inúmeras causas no Recife, lutando sempre pelos ideais de justiça”.

Acrescentou, ainda, que “na minha caminhada maçônica, o Recife foi a cidade onde passamos a frequentar e ter domicílio, trabalhando pelos ideais da Grande Loja, que é de fazer feliz a humanidade”. Relatou que foi eleito para o cargo de Grão Mestre e nessa condição articulou parcerias com os governos, secretários e parlamentares, “sempre na busca de ajudar o próximo nas campanhas solidárias”. Ressaltou, também, que o seu vínculo com o Recife é forte, pois casou com uma recifense e três dos seus quatro filhos são desta cidade. No encerramento, foi executado o Hino da Cidade do Recife.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 23.08.2023.