Hélio Guabiraba homenageia times de futebol amador

Ele revela talentos, descobre valores, aproxima os excluídos. Praticado por atletas e clubes que não são profissionais, o futebol amador é motivo de alegria e muitas vezes funciona como a única fonte de lazer de várias comunidades recifenses. Por essas e outras razões, os times de várzea foram homenageados numa reunião solene realizada na tarde desta quarta-feira (17) pelo vereador Helio Guabiraba, que entregou certificados a 37 representantes de agremiações que causam orgulho, mexem com sentimentos e unem moradores de bairros, vilas e regiões da periferia.

O plenário da Câmara Municipal do Recife ficou lotado. A solenidade foi presidida pelo vereador Samuel Salazar (MDB), que compôs a mesa com o vereador autor do requerimento; o coordenador da RPA 3 do Recife Bom de Bola, Ailton Santos; o gerente geral de Esportes da Secretaria de Esportes Municipal, Carlos Romero; e a presidente do Borussia Casa Amarela, Egline Muniz do Nascimento.

Após a execução do Hino Nacional, de praxe nessas solenidades, o vereador Hélio Guabiraba ocupou a tribuna e fez suas colocações. Ele saudou os presentes e parabenizou os clubes que receberam a homenagem.

“Vocês carregam a alegria dos finais de semana nas comunidades e transformam a histórias de muitas crianças como cidadãs do amanhã. Vocês fazem aquilo que todos gostam, que é o futebol. Homenagear os times de pelada é uma honra para mim, pois eu conheço a história de cada um. Vivencio isso todos os dias, pois também sou peladeiro. Fui organizador de campeonatos e fundador de uma pelada. Ainda hoje patrocino campeonatos”.

Hélio Guabiraba afirmou que é através do futebol de pelada onde muitos profissionais começam suas histórias. “E eu conheço a história de todos os profissionais que começaram batendo pelada. A história de vida de cada um é muito bonita”, disse. O vereador ressaltou, ainda, que, por trás de cada um dos jogadores de times de pelada “há donos de escolinhas”. Segundo ele, as escolinhas são mantidas por pessoas que levam um projeto adiante, com muita reponsabilidade e dificuldade financeira, “e os donos ensinam os jovens não só a jogar, mas também a serem cidadãos”.

O vereador observou que a finalidade da reunião solene era reconhecer a história dos times de peladas e fazer uma homenagem a cada um deles. Hélio Guabiraba também sublinhou a importância dos times das periferias na construção de amizades sólidas. “Através dos jogos, nos finais de semana, uma solidariedade se forma entre peladeiros. A todos, eu presto essa homenagem”, disse.

Quando terminou o discurso, o vereador Hélio Guabiraba fez a entrega de certificados a cada um dos 37 homenageados. A primeira mulher a presidir um time de futebol de várzea do Recife, Egline Muniz do Nascimento, que preside o Borussia de Casa Amarela, foi convidada a falar em nome dos homenageados. Ela disse que era com alegria que representava, na solenidade, os clubes de várzea e contou que iniciou a sua trajetória no futebol na década de 1990.

“Eu era mãe solteira, aos 17 anos. E levei o meu filho a um time de futebol. Desde então, junto com o meu filho, iniciei a formação de outros times de várzea, em especial o Borussia, time que presido desde a formação”, afirmou. Egline Muniz do Nascimento contou, ainda, que preside há três anos a Associação de Clubes Esportivos de Casa Amarela, a  Asseca, localizada no Alto do Eucalipto. O objetivo da Asseca é promover o futebol amador e fomentar os campeonatos. “Queremos que os times de várzea continuem vivos e não caiam no esquecimento”.

Egline Muniz do Nascimento disse que poder representar os clubes amadores, através da associação, é muito importante para ela. “Através dessa atividade contribuímos para a formação de homens e mulheres. Muitas vezes, tiramos do nosso prato para participar dos campeonatos”. É nesses campeonatos, segundo ela, que ocorrem muitas “revelações talentosas em condições de despontarem no mundo profissional”.

Egline Nascimento disse, ainda, que como mulher, gostaria de poder contemplar mais mulheres nas atividades esportivas e pediu ajuda aos vereadores da Câmara Municipal do Recife, no sentido de ajudar na construção de políticas públicas que beneficiem os times de várzea. “Por fim, agradeço ao vereador Hélio Guabiraba pela oportunidade de dar voz aos representantes de times”.

Ao final, o presidente da solenidade, vereador Samuel Salazar fez as suas colocações finais e convidou a todos os presentes para acompanharem, de pé, o Hino da Cidade do Recife.

 

Lista dos homenageados:

100% Favela Futebol Clube

2 Toc’s Futebol Clube

Associação Esportiva e Social Revela Craque

Avaí FC Guabiraba

Bola de Ouro Futebol Clube

Bombeirense

Borussia Casa Amarela

Camboriu

Camuré Esporte Clube

Confiança do Alto da Favela

Escolinha de Futebol Clube Burity

Escolinha de Futebol Projeto 57

Escolinha de Futebol 15 de Novembro da Guabiraba

Fluminense Futebol Clube

Menino da Vila

Monte Carlos Futebol Clube

Os Bramáticos

Os Marleys Guabiraba

Os Mendigos FC

Pelada Amigos das Antigas

Pelada da Amizade

Pelada do Papá

Pelada dos Amigos da Macaxeira

Plantel do Mato

Poderoso

Portuguesa do Córrego do Marreco

Projeto Shalon

Real Desportivo F.C.

S.E.S.P Sociedade Esportiva São Paulo

Sabadão Futebol Clube

Sociedade Desportiva Atlético Recife

Sociedade Esportiva Flamengo

Sociedade Esportiva Flamengo da Bomba do Hemetério

Torneio Dias das Crianças Marcelo dos Teclados e Amigos

Val Paraíso Futebol Clube

Vermelhão Futebol

Vila Real FC de Areias

 

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.


Em 16.08.2023